Blog da Orca

Quais cuidados você deve tomar quando for emprestar o seu carro?

Não dá para negar: a maioria de nós já viveu o dilema de ter um amigo ou conhecido pedindo para a gente emprestar o carro, não é mesmo? Essa realidade é mais comum que imaginamos, e acontece a todo o momento.

Ainda assim, ela não deve ser feita sem planejamento ou sem os cuidados necessários. Para evitar dor de cabeça ou desgaste nos relacionamentos, veja alguns pontos de atenção que você deve considerar quando for emprestar o veículo para amigos ou familiares. Vamos lá?

Confira a abrangência do seguro

É bom começar lembrando que nem todos os seguros e proteções veiculares cobrem outro motorista. Isso significa que uma batida ou colisão pode representar um problema ainda maior, já que, além de colocar a vida das pessoas em risco, pode causar um baita prejuízo financeiro.

Caso o seguro automotivo não cubra outro motorista, então é bom saber que vai ter que desembolsar isso por conta própria. Por isso, evite emprestar o carro para qualquer pessoa, mas restrinja o uso apenas para aqueles que são do seu círculo mais próximo.

Entregue os documentos junto das chaves

Você provavelmente sabe que dirigir um veículo sem a devida documentação não é nada bom, certo? O que muitos motoristas esquecem é que pode render multa tanto para quem dirige quanto para o proprietário do veículo.

Somado a isso, o carro pode ser apreendido, o que traz consigo uma série de questões burocráticas para liberação. Se você é do tipo de pessoa que não quer ter que lidar com esse desgaste, então não se esqueça de entregar toda a documentação necessária a quem for dirigir seu carro.

Cheque se o outro motorista tem habilitação válida

Nem todo mundo tem carteira de motorista em dia. Uma boa forma de evitar dor de cabeça é dar aquela checada rápida se a documentação está OK. Essa é uma forma de emprestar o veículo com mais segurança e de saber que o outro motorista leva a sério a tarefa de dirigir.

E tem mais: pode ser que você pense que emprestar o veículo para pessoas sem habilitação é algo simples ou despretensioso. Ledo engano! A medida pode ocasionar infração também para você e, portanto, merece cuidado.

Confira os equipamentos de segurança

Quando emprestamos algo para alguém próximo e que amamos, é comum ter o desejo de que tudo dê certo. Portanto, não abra mão desse cuidado! Veja se todos os equipamentos de sinalização estão funcionando — assim como faróis, setas, macacos, triângulo e todos os outros detalhes que considerar importante.

Outra boa dica é garantir que a revisão esteja em dia. Quando o veículo está bem cuidado, então é esperado que performe melhor e de forma mais segura.

Se você está pensando em emprestar o carro para alguém, lembre-se que isso também implica assumir riscos. Portanto, como adiantamos, comprometa-se apenas com familiares ou pessoas próximas, pois você pode acabar tendo que pagar multas ou infrações, caso cometa o erro de emprestar para um motorista descompromissado.

Para ajudar outras pessoas que convivem com esse mesmo dilema, compartilhe este conteúdo nas redes sociais. Essa é uma ótima forma de ajudá-los a lidar com esse tipo de pedido.