Blog da Orca

Quando devo trocar o fluido de freio do meu carro?

A frenagem é um dos aspectos mais importantes de um veículo, certo? Mas, apesar disso, muita gente não tem o cuidado necessário para que o sistema funcione corretamente. Esquecido por muitos motoristas, o fluido de freio não costuma ser verificado ou trocado como deveria. O que é uma grande falha!

Isso porque ele é responsável por acionar todo o sistema de freio. Portanto, se estiver abaixo da indicação mínima ou vencido, pode trazer vários riscos para a frenagem e, consequentemente, para a sua segurança.

Para você entender melhor sobre o assunto, a seguir vamos mostrar quando deve trocar o fluido de freio do seu carro, entre outras questões importantes sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é o fluido de freio e para que serve?

O fluido de freio é um líquido especial para sistemas hidráulicos, utilizado a fim de ajudar na frenagem de vários tipos de transportes, como carros, caminhões, motos e até mesmo bicicletas e aeronaves.

Sua principal função é transferir para as pastilhas e lonas de freio a pressão feita por você ao pisar no pedal, fazendo seu carro desacelerar. Além disso, evita a corrosão dos componentes de todo o sistema de frenagem com a sua ação lubrificante.

De quanto em quanto tempo deve ser substituído?

O fluido de freio não diminui, isto é, o nível do componente não se perde se o seu carro estiver funcionando corretamente. Caso o nível esteja diminuindo, é possível que exista algum tipo de vazamento no veículo, sendo necessárias a vedação e a troca imediata.

É importante saber também que todos os fluidos de um carro têm um ponto de ebulição. Isso quer dizer que, se a temperatura alcançar níveis elevados, pode ocorrer a contaminação de água no fluído de freio, o que diminui a potência, fazendo com que o veículo perca a força na hora de frear. Portanto, também é fundamental fazer a troca rapidamente.

Quando ele está baixo, uma luz se acende no painel (normalmente, é a mesma de quando o freio de mão é puxado). Se você baixar a alavanca e ela continuar acesa ou mesmo piscando, pode ser que o nível não esteja adequado.

Além dessas situações, o fluido de freio precisa ser trocado de tempos em tempos. O intervalo depende de cada veículo. Contudo, a média é que o líquido deve ser substituído a cada dois anos ou 20 mil quilômetros rodados, o que acontecer primeiro. Mas é importante verificá-lo a cada ano ou 10 mil quilômetros.

Como é feita a troca?

Para fazer a troca do fluido de freio, é preciso remover o líquido antigo por meio de um procedimento, chamado de sangria e, depois, fazer a reposição com um novo produto.

A troca é rápida (cerca de uma hora), porém, é um pouco complicada, pois envolve processos como a retirada das rodas, por exemplo. Desse modo, o ideal é que você procure um mecânico para fazer esse serviço.

Pronto! Agora você sabe tudo o que precisa sobre o fluido de freio. Quer receber mais dicas para o seu carro? Basta assinar a nossa newsletter para enviarmos nossos conteúdos em primeira mão!