Blog da Orca

Quer dirigir com segurança em dias de chuva? Veja 4 cuidados que você deve ter

Antes de fazer uma viagem ou mesmo no seu dia a dia, é muito importante que os motoristas façam uma checklist no carro para garantir que tudo está nos conformes. No entanto, algumas situações pedem um cuidado extra, especialmente se você precisar dirigir em dias de chuva.

A pista molhada e a visibilidade mais baixa são apenas alguns dos fatores que justificam uma atenção redobrada, pois qualquer excesso pode significar prejuízos financeiros ou até mesmo o risco de um acidente grave. Confira o conteúdo a seguir e descubra como evitar que isso aconteça com você!

1. Respeite os limites de velocidade

O primeiro passo para dirigir em dias de chuva com segurança é respeitar os limites de velocidade, afinal, correr com a pista molhada certamente não é uma das ideias mais seguras que um motorista pode ter. Nesse tipo de situação, o ideal é não ultrapassar os 80 quilômetros por hora, mesmo em estradas mais largas.

Procure permanecer em um limite inferior ao permitido na via. Como os veículos estão muito mais eficientes atualmente, a tentação de acelerar é grande, mas evite. Os riscos de passar por uma poça ou uma área de menor aderência é constante e estar mais devagar pode ser a diferença entre conseguir frear ou não em uma necessidade.

2. Mantenha distância do carro da frente

Outra atitude prudente para dirigir em dias de chuva com segurança é manter distância do carro da frente, pois a água na rua aumenta muito o tempo de frenagem do seu veículo. Aprendemos isso desde o manual da autoescola, mas o fato é que nem sempre colocamos esses ensinamentos em prática.

O ideal é tentar manter ao menos o espaço de 5 carros entre o seu e o automóvel da frente, de forma que você consiga ter o tempo de reação adequado caso aconteça um acidente ou uma frenagem mais brusca. Tenha isso em mente e fuja da tentação de andar muito colado aos outros veículos.

3. Acerte no uso dos faróis

O uso dos faróis é outro tema de muita discussão na hora de dirigir em dias de chuva. Pouca gente sabe ao certo utilizar esse item para a sua própria proteção e a dos outros motoristas. Com a água, é comum que a visão fique bastante prejudicada e, logicamente, isso aumenta muito o risco de se envolver em um acidente.

Acionar a luz baixa é obrigatório na ausência de claridade solar, e isso inclui uma situação de pluviosidade. Já os faróis altos só devem ser usados em vias em que não há iluminação artificial e quando não houver outro veículo por perto. A luz de neblina, como o nome já diz, deve ser empregada quando houver cerração.

4. Mantenha os pneus em dia

Os pneus provavelmente são os itens mais importantes durante uma chuva, pois eles são o único ponto de contato do carro com o solo e, quando desgastados, certamente aumentarão os riscos de um problema como uma derrapagem ou mesmo um acidente. Por isso, todo cuidado é pouco.

Mantenha a calibragem dentro do limite indicado pelo fabricante e tome cuidado para não exceder nas libras, pois eles deslizam mais facilmente se estiverem excessivamente cheios. Faça a troca dos pneus sempre que eles estiverem carecas e fuja dos modelos remodelados. Uma economia pode acabar custando caro depois!

E aí, está pronto para dirigir com segurança em dias de chuva? Se você gostou desse conteúdo e quer continuar acompanhando nossas dicas, não deixe de assinar nossa newsletter!