Blog da Orca

Saiba como lavar o carro em 8 simples passos

Lavar o carro em casa e de forma simples é o desejo de muitos proprietários, por ser uma forma econômica de manter seu veículo sempre brilhando! Na verdade, saber como lavar o carro de forma correta e mantê-lo limpo são alguns cuidados importantes para quem quer evitar que manchas e riscos tomem conta da lataria do veículo.

Para prevenir que esses e outros problemas ocorram, confira sete dicas que devem ser seguidas, tanto na lavagem externa do automóvel quanto na limpeza da parte interna. Confira a seguir!

1. Nunca lave seu carro sob o sol nem com a carroceria quente

Achar que lavar o carro sob o sol não vai fazer diferença é um erro que muitos cometem, bem como lavá-lo com a carroceria ainda quente. Essas dicas evitam que o sabão seque logo e que acabe por provocar manchas na pintura do veículo. Portanto, na hora da lavagem, procure por locais com bastante sombra.

2. Use xampu automotivo

Procure usar na lavagem de seu carro um bom xampu auto
motivo. Mas, se for difícil encontrá-lo, use o sabão neutro como segunda opção, mas nunca detergentes domésticos, pois provocam abrasão, podendo causar manchas e até danos no verniz da pintura.

3. Lave seu carro por partes

Não tente lavar o carro todo de uma vez, lave-o por partes. Comece sempre de cima para baixo. Ensaboe e enxágue, por exemplo, a parte de cima, a lateral, depois a parte da frente e assim por diante.

4. Use materiais especiais

O aconselhável para evitar riscos e arranhões é usar uma esponja macia ou um pano de algodão prensado, ambos umedecidos no xampu, que deverá estar diluído em água.

5. Não use apenas um balde e um pano seco

Essa forma rápida de dar um jeitinho na sujeira do seu carro é um dos maiores causadores de riscos em automóveis. É por isso que a lavadora de alta pressão é indicada, pois o jato tira o grosso da sujeira e evita arranhões na hora de passar o pano. Mas lembre-se: o pano nunca deverá estar seco, sempre umedecido no xampu diluído em água.

6. Não use o mesmo pano que limpo
u os pneus e rodas na lataria

A sujeira mais grossa do carro fica nos pneus e nas rodas. Por isso, evite usar o mesmo pano, que pode conter alguma sujeira e provocar riscos na pintura do carro.

7. Use um pano limpo para secar

Após a lavagem, seque bem seu carro com um pano macio. A secagem vai evitar manchas e proporcionar um brilho incrível na pintura do carro. Para os vidros, uma boa dica é secá-los com jornal amassado.

8. Atente-se para a limpeza interna

  • Aspire o porta-malas, o console e os bancos do carro.
  • Retire os tapetes e lave-os.
  • Com um pano úmido e algumas gotinhas de lustra móveis, limpe as partes de plástico do carro, como o volante, o câmbio, entre outros. Não use produtos com álcool, certifique-se de que o produto que deseja usar não seja abrasivo.
  • Por fim, para deixar seu carro cheiroso por dentro, use um pano úmido com algumas gotas de produtos multiuso para piso.

Então, aprendeu como lavar o carro de forma simples? Para ter um carro sempre limpo, com brilho e cheiroso, é só seguir essas dicas. Tem mais alguma sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários!