Blog da Orca

Saiba como o excesso de sujeira no seu carro pode ser prejudicial

Quem nunca ficou com aquela preguiça de lavar o carro após uma viagem e deixou o veículo sujo durante dias? Por mais que parece algo inofensivo, a falta de limpeza do automóvel pode trazer sérias consequências para a conservação estética e até mesmo, e pode até mesmo debilitar algumas peças. Para manter tudo em ordem, é recomendável que o carro seja limpo a cada quatro semanas e passe por um polimento pelo menos uma vez ao ano. Confira como a falta de um bom banho pode ser prejudicial para alguns componentes do seu carro:

Lataria

Gostar da parte estética do carro, com todo seu design e esquema de cores, é o primeiro passo para escolher o seu carro. Todo mundo gosta de um carro bonito e, para mantê-lo com a elegância em dia, é preciso ter cuidados com a pintura. Sujeiras como barro e areia causam pequenas ranhuras que vão tirando o brilho da carroceria aos poucos e por isso não podem ficar acumulando em cima do capô ou do teto, por exemplo.

Os pássaros são os inimigos número um da limpeza e conservação da lataria. Suas fezes são ácidas e podem avariar tanto a camada de verniz quanto a própria tinta, causando imperfeições e manchas de difícil reparo. Ao perceber os “presentinhos” a melhor coisa a se fazer é limpá-los o quanto antes!

Vidros

Assim como a pintura, os vidros do carro também sofrem com a aspereza trazida pela areia e terra, principalmente se as palhetas limpadoras também estiverem sujas e ressacadas. Ao passar a borracha do limpador de para-brisa cheia de grãos de areia, pequenos riscos são feitos no vidro e o uso constante sem a limpeza pode deixar marcas permanentes nos vidros. Para atenuar o estrago causado pelo ressecamento da borracha do limpador, umedeça a peça pelo menos uma vez por mês e troque a palheta sempre que indicado.

Discos de freio

Por mais que seja uma peça discreta e que pouco aparece na maioria dos carros, o disco de freio também sofre avarias por causa da sujeira. O contato entre o disco, a sujeira e a pastilha de freio faz com que ranhuras surjam na superfície do disco, deixando marcas que vão piorando caso não seja feita a limpeza do local.

Rodas

Donos de cachorros devem ter atenção redobrada quanto às rodas. A urina dos cães causa manchas na pintura da roda e também pode danificar a estrutura das porcas e parafusos devido à acidez do xixi. Procure sempre jogar um pouco de água nas rodas para evitar o acúmulo de urina.

Motor

A dica aqui é oposta: nunca lave o motor! Os carros mais modernos são cheios de conexões elétricas que passam ao lado do bloco do motor e jogar água neste local pode causar danos elétricos severos. Deixe este tipo de limpeza para casos de extrema necessidade e sempre procure um serviço especializado de qualidade para realizar a limpeza.

Viu só quantos motivos para deixar o carro com a limpeza em dia? Além do carinho com o seu carro, não se esqueça de preservar o meio ambiente. Em tempos de escassez de chuva, evite desperdícios ao lavar seu veículo, pois assim você contribui para a preservação das reservas de água e garante que no mês seguinte vai ter a água necessária para limpar seu carro novamente!

Você sabia que o excesso de sujeira poderia prejudicar tanto o seu veículo? Deixe sua opinião nos comentários!