Blog da Orca

Saiba os cuidados necessários com o banco de couro do seu carro

Os carros de hoje, cada vez mais modernos, oferecem diversos opcionais muito solicitados pelos consumidores. Entre os mais luxuosos e desejados está o banco de couro, por sua elegância, praticidade e conforto. Quem não gostaria de ter um belo carro com bancos de couro, não é mesmo?

O que poucos sabem é que os bancos de couro exigem cuidados especiais para que não fiquem desbotados nem “rachados”, mantendo o aspecto de novos por bastante tempo. Conheça agora 4 dicas para manter o banco de couro do carro limpo e conservado:

1. Mantenha o banco de couro do carro limpo

A dica básica e mais importante para você é manter os bancos do seu carro limpos. Isso porque, por mais que sejam de couro e não absorvam líquidos como os de tecido, eles podem ficar desbotados e até mesmo manchados.

Se a limpeza for realizada imediatamente após o incidente, provavelmente apenas um pano úmido com sabão e água seja o suficiente para resolver o problema. Porém, se a limpeza for feita muito tempo depois, ou dependendo do tipo de mancha (tintas, molhos, etc.), a tarefa pode se tornar mais difícil e talvez seja necessário utilizar produtos de limpeza específicos. Nesse caso, procure uma empresa especializada e nunca utilize solventes.

2. Faça a hidratação periódica

Para que seus bancos de couro não rachem nem percam o brilho, é necessário fazer a hidratação do couro. É recomendado que se passe o hidratante à noite e que se espere até a manhã seguinte para retirar o excesso, utilizando uma flanela para não agredir o revestimento.

A frequência de hidratação deve ser uma vez a cada seis meses, podendo variar até uma vez a cada três meses, dependendo da região do país, devido à umidade do ar.

Não utilize silicone, lustra-móveis ou produtos de limpeza nos bancos. Em caso de dúvidas sobre qual hidratante utilizar, consulte sempre a concessionária.

3. Fique atento à temperatura e à umidade

Pode não parecer, mas os fatores climáticos influenciam e muito a conservação e a vida útil dos seus bancos de couro. A constante mudança de temperatura e umidade e a exposição do couro ao sol por longos períodos vão ressecando o couro, até surgirem pequenas “trincas” ou “rachaduras” que tendem a aumentar com o tempo.

Para evitar que isso aconteça e que seus elegantes bancos fiquem feios e desgastados, prefira sempre estacionar em vagas cobertas. Quando isso não for possível, proteja os bancos do sol, bloqueando o contato direto.

Pode-se utilizar capas nos bancos ou “tampões” nos vidros. Mantenha os vidros do carro fechados durante a noite, pois o sereno também pode causar ressecamento nos bancos.

4. Retire objetos dos bolsos antes de sentar

Sempre que for entrar no carro, retire os pertences dos bolsos e coloque-os no porta-luvas ou console, para que não danifiquem os bancos. Os objetos mais críticos são chaves, moedas e outros com características pontiagudas.

Porém, se for possível, retire também a carteira ou qualquer outro objeto dos bolsos traseiros, pois estes vão gerar um maior atrito na área em contato com o banco e causar um desgaste prematuro, que poderá deixar seus bancos desbotados.

E você, gostou dessas dicas? Compartilhe este post nas redes sociais para que todos saibam que cuidar e conservar o banco de couro do carro não é um bicho de sete cabeças!