Blog da Orca

Se considera uma pessoa multitarefa? Veja 4 dicas para não afetar sua direção

Para conseguir dar conta de todas as atividades do dia, é essencial a qualquer pessoa conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo. É preciso estudar, trabalhar, manter a saúde em dia e dar atenção às nossas relações, ao mesmo tempo em que levamos horas no trânsito ou na fila do supermercado. Dentro desse contexto, ser multitarefa é essencial para sobreviver e, por essa razão, não é raro acharmos que somos capazes mesmo de fazer diversas de forma concomitante, mas sem perder precisão.

Entretanto, nem sempre isso é verdade: quantas vezes não ouvimos histórias de quem estava mexendo no telefone ou se distraiu com outra coisa e acabou tendo um acidente de carro? Definitivamente você não quer que isso aconteça com você, não é mesmo? Se você tem um dia a dia atribulado e não tem tempo a perder, confira nossas dicas para que isso não afete sua direção:

Evite falar ao celular quando estiver dirigindo

Falar ao celular enquanto dirigimos é sempre uma tentação. Ficamos achando que realmente conseguimos fazer isso sem perder a atenção no trânsito, mas a verdade é que isso é impossível. As pessoas não param para pensar que, mesmo em velocidades mais baixas, o veículo percorre dezenas de metros por segundo. Uma pequena distração pode se tornar uma grande fatalidade. Um dos motivos que leva as pessoas a colocar suas vidas em risco dessa forma é o fato de serem confiantes demais.

Vale lembrar que, mesmo usando o viva voz ou fones de ouvido, nossa percepção se altera e o perigo é real. Busque falar apenas quando estiver parado e, se for inevitável atender, o faça o mais rápido possível e diga que retornará assim que estacionar. Responder SMS ou aplicativos de conversação também está fora de questão: além de ilegal, estar com o celular à mão enquanto conduz é uma falta de cuidado que pode gerar danos muito graves para a sua saúde.

Cuidado ao mexer no rádio

Outro grande problema que causa acidentes na direção é o manuseio do rádio. Muitas vezes as pessoas estão tão entretidas com as músicas ou então se distraem ao trocar de faixa, por exemplo! Especialmente equipamentos modernos — com grande variedade de opções de personalização do som e várias possibilidades de escolha — fazem o motorista perder segundos preciosos. Procure só mudar as músicas ou estações quando o automóvel estiver parado e, caso isso não seja possível, tente decorar a ordem dos botões e faça sem tirar os olhos da pista.

Lembre-se de que carro não é lugar de assistir TV

Uma das invenções mais controversas para os automóveis são os aparelhos de DVD e televisões digitais. Eles estão se popularizando, pois especialmente nas grandes cidades, onde as pessoas perdem horas no trânsito, muitos motoristas aproveitam o momento para assistir seus programas favoritos. Porém, o que se percebe é que a audiência não é só com o carro parado: muitos optam por continuar visualizando enquanto estão em altas velocidades e isso é muito perigoso. A solução é simples: apenas utilize esse tipo de aparelho quando estiver realmente preso do engarrafamento!

Segure a fome

E quem disse que só a tecnologia contribui para que o motorista reduza sua atenção e aumente os riscos de acidentes? Muitas pessoas realizam refeições enquanto dirigem e isso também é muito perigoso. Além da distração no manuseio dos alimentos, basta uma batata frita cair no chão ou o refrigerante entornar que os olhos saem da pista. E nesse relance, passam-se dezenas de metros e pronto: meio caminho andado para um possível acidente. Comida não combina com direção. Caso queira petiscar, faça uma parada e alimente-se com tranquilidade — e segurança!

Atente-se a essas dicas para aumentar sua segurança na direção. Conduzir um veículo é uma tarefa mais complexa do que parece e nossa tendência de nos achar mais capazes do que os outros pode efetivamente nos colocar em risco. Não brinque com sua saúde: estar atento é a melhor atitude para dirigir sem riscos!

E você, se considera uma pessoa multitarefa? Isso já te prejudicou alguma vez na direção? Compartilhe através dos comentários!