Blog da Orca

Tanque na reserva: existe algum risco para o veículo?

Você é daqueles motoristas que costumam rodar por muito tempo com o tanque na reserva? Pois saiba que esse hábito pode trazer sérias consequências para o seu carro! Ao contrário do que muitos pensam, a reserva não é um tanque adicional, mas sim um aviso de que já passou da hora de abastecer o veículo.

03

Neste post, você vai conhecer os riscos que de adiar o abastecimento do seu veículo por muito tempo. Confira!

Superaquecimento da bomba de combustível

A baixa quantidade de combustível no tanque pode trazer sérios problemas para a bomba de combustível, podendo até mesmo queimá-la. Isso acontece porque ela fica exatamente dentro do tanque, e o próprio combustível é responsável por resfriá-la.

Problemas com a bomba de combustível, que é a peça responsável por alimentar o motor, podem causar irregularidades no funcionamento do motor, com perda de potência e engasgos ao acelerar. Dependendo da situação da bomba, seu carro pode nem ligar.

Maior quantidade de impurezas no combustível

É praticamente impossível evitar a presença de impurezas dentro do tanque de combustível. E essas partículas acabam sendo depositadas no fundo do tanque, justamente na reserva. Além dos momentos em que o compartimento do tanque é aberto, tais sedimentos podem ter origem do próprio tanque. Isso ocorre por causa da corrosão provocada pelo combustível às paredes internas do tanque, que faz com que alguma

Ao rodar com o tanque na reserva, é inevitável que essas impurezas acabem percorrendo o caminho que apenas o combustível deveria passar.Os danos causados por essas impurezas podem afetar a bomba de combustível, o sistema de injeção eletrônica e, por fim, o seu motor. Verifique ainda as condições do seu filtro de combustível regularmente, pois ele também é essencial para evitar essas partículas indesejadas.

Risco de pane seca

Como é difícil de saber o quanto ainda é possível rodar ao atingir a reserva, você estará correndo um sério risco de parar no caminho por falta de combustível. Em geral, a capacidade da reserva varia de 5 a 8 litros, dependendo do modelo do veículo. Porém, essa quantidade é considerada a mínima necessária para o funcionamento do motor pelas própria montadoras.

Parar por falta de combustível é ruim para seu carro e pode ser ruim também para o seu bolso. A pane seca é considerada infração de trânsito média, com multa de R$ 85,13, além de 4 pontos na carteira de habilitação. Seu veículo também poderá ser guinchado, gerando mais despesas.

Quando devo abastecer meu carro?

Muitas vezes, por falta de tempo ou até mesmo disposição, alguns acabam por adiar o abastecimento do carro, mesmo sabendo que o combustível está prestes a acabar. Para evitar causar danos no seu veículo, o mais adequado é procurar um posto de combustíveis quando seu marcador apontar 1/4 da capacidade do tanque. Dessa forma, você evita andar com o tanque na reserva e se previde de todas as consequências que isso pode trazer!

Gostou das nossas informações sobre os riscos de andar com o tanque na reserva? Que tal ficar por dentro de todas as dicas para manter o bom funcionamento do seu carro? Siga nossa página nas redes sociais e não perca nenhum post!