Blog da Orca

Tire suas principais dúvidas sobre vidro blindado para automóveis

O vidro blindado é semelhante aos tradicionais, porém, muito mais resistente. Ao blindar os vidros, você aumenta a segurança, pois eles são fabricados para resistir a grandes impactos, evitando que o interior do carro seja atingido por objetos arremessados e disparos de arma de fogo, além de reduzir a possibilidade de ter seus objetos furtados durante os estacionamentos.

Procurando segurança? O vidro blindado é uma ótima opção. Entenda o que é e como ele pode garantir maior proteção para você e para o seu automóvel.

Quais as características do vidro blindado?

O vidro blindado é fabricado por meio de um processo que envolve calor e pressão. Os materiais utilizados na sua fabricação podem variar, mas o importante é saber que ele é composto por camadas externas de vidro e internas de plástico ou resina.

Sua fabricação permite que ele absorva e espalhe gradativamente em suas camadas a energia do projétil disparado.

Nos casos de disparos de arma de fogo, a camada externa de vidro recebe o impacto, corrói e deforma a bala. A segunda camada funciona como um amortecedor, reduzindo a força e a velocidade da bala. A terceira camada raramente é atingida, pois a bala já foi neutralizada. Na última camada, uma película plástica evita que os estilhaços de vidro se espalhem.

O vidro blindado é eficiente e seguro, mas não fornece proteção ilimitada. Existem níveis de blindagem que você precisa conhecer.

Quais os níveis de proteção?

O nível de proteção oferecido pelo vidro blindado está relacionado ao número de camadas e à sua espessura. Quanto mais camadas, maior a espessura e a resistência.

Afinal, por que esses níveis existem? Antes de serem comercializados, são realizados diversos testes para garantir a proteção desejada. Os testes consideram o impacto causado na blindagem de acordo com o tipo e o peso do projétil, o calibre, sua velocidade e a quantidade de disparos realizados.

O nível I resiste a disparos efetuados por armas de calibre .22 e .38. Embora essas armas sejam as mais utilizadas em assaltos, o motorista precisará reconhecê-las para ter certeza que o disparo não atravessará o vidro.

O nível II e IIA é capaz de deter projéteis de pistolas calibres 9 milímetros e revólveres magnum 357. Já o nível IIIA resiste a disparos de calibre .44 e 12, além das submetralhadoras e pistolas 9 milímetros, sendo o mais utilizado.

O nível III possui uso restrito e requer uma autorização especial do Exército. Ele é utilizado para proteção contra tiros de calibre 7.62, de fuzis AK-47 e FAL AR-15. Já o nível IV, proibido no Brasil, permite ao vidro suportar disparos realizados por armas e granadas de uso militar, como projéteis de 12.7 milímetros (.50).

Onde posso blindar os vidros do meu automóvel?

Sem dúvida, a melhor opção é a concessionária. Ninguém melhor para garantir a qualidade do serviço prestado do que quem sabe exatamente as particularidades do seu automóvel.

Lá você encontrará  profissionais capacitados, segurança quanto à procedência do material utilizado, equipamentos adequados e desenvolvidos para fazer a instalação, além  da garantia necessária após a blindagem. Ao levar o carro na concessionária você poderá aproveitar a oportunidade para realizar as revisões e instalar outros acessórios.

Vidros blindados precisam de manutenção?

Assim como os demais componentes do seu automóvel, os vidros blindados precisam de manutenção. Após a blindagem, é necessário seguir um plano de revisões que assegurará a validade da garantia e a conservação. É indispensável que os profissionais da concessionária verifiquem a ocorrência de bolhas e micro trincas, pois elas podem comprometer o desempenho balístico do vidro.

Existem regras para a blindagem dos carros?

Existe uma regulamentação específica e o proprietário de um blindado deverá possuir autorização e Certificado de Registro. Além disso, é necessário que a responsável pela execução do serviço emita um termo de responsabilidade devidamente reconhecido (o que a concessionária já está apta a fazer).

Documentos como RG, CPF, comprovante de residência e RENAVAN também são obrigatórios.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o vidro blindado, siga nossa página no Facebook e receba mais informações e dicas como estas diretamente em seu feed!