Blog da Orca

Top 5 acessórios para manter seu carro seguro

Carro é uma das paixões compartilhadas por milhares de brasileiros. Todo mundo conhece alguém que cuida do seu veículo como um filho, mantendo-o sempre limpo, com a lataria impecável e a parte mecânica sempre bem regulada. Essa paixão, em muitos casos, precisa ser completada com algo muito importante: segurança.

O aumento nos índices de violência urbana e roubo de carros nas grandes cidades faz com que os motoristas tenham cada vez mais preocupações ao estacionar o carro ou ficar parado em congestionamentos. Atualmente, o mercado automotivo oferece modelos mais seguros do que os fabricados antigamente, porém existem alguns acessórios que são fundamentais para garantir a segurança do seu carro. Confira agora 5 itens indispensáveis para qualquer motorista que queira proteger e deixar seu carro seguro.

Rastreadores veiculares

Os rastreadores são pequenos dispositivos instalados em locais escondidos e que têm como função principal enviar dados de geolocalização para um satélite. Isso significa que ele funciona como um tipo de GPS antifurto. Caso o carro seja roubado, a empresa responsável pela instalação do rastreador consegue verificar a posição do carro e auxiliar as autoridades no resgate do veículo.

Bloqueadores

O sistema de bloqueio impede que o combustível chegue até o motor, o que interrompe a locomoção de qualquer carro. Os bloqueadores são muitas vezes vendidos em pacotes de serviços, que incluem o rastreador. O acionamento do bloqueador pode ser feito através de ação remota da central de segurança da empresa que instalou o equipamento ou através do comando de chave.

Alarmes

Velhos conhecidos dos donos de carros, os sistemas de alarmes estão em franca evolução. Se antigamente era possível desarmar um alarme com apenas um ímã, hoje os sistemas são bem mais eficazes e integrados, o que permite que, em caso de disparo, haja comunicação com uma central de segurança e com o dono do veículo.

Travas

Além das tradicionais travas elétricas (que se tornaram item de fábrica em praticamente todos os carros modernos), existem alguns tipos de travas manuais que podem ser colocadas no veículo para impedir o acionamento dos pedais ou o uso do volante. Essas travas são um pouco complexas em sua montagem mas garantem que, em caso de invasão do veículo, o ladrão gaste mais tempo para destravar o carro. É interessante ressaltar que a instalação de travas elétricas gera, em muitos casos, uma redução no preço do seguro.

Insufilm

Muita gente vê o insufilm apenas como um acessório estético, mas o fato de a película ocultar o interior do carro não deixa de ser uma medida de segurança. Os vidros escurecidos dificultam a visualização de objetos no interior do veículo e protegem a privacidade dos passageiros quando em trânsito.

Esses são alguns dos acessórios para carros que todo motorista deveria investir para evitar furtos veiculares. Lembre-se de que alguns procedimentos, como não parar em ruas escuras e muito ermas ou se certificar de que o carro está totalmente fechado também são fundamentais para não ter surpresas desagradáveis.

Conhece mais algum item fundamental para a segurança ou quer compartilhar alguma experiência de uso desses equipamentos? Então deixe sua opinião nos comentários!