Blog da Orca

Vá de Chevrolet: Opções de lazer perto de Brasília

Que tal dar aquela escapada providencial depois de uma semana estressante de trabalho? O melhor de tudo é que, para relaxar, não é preciso ir muito longe. A poucos quilômetros de Brasília você encontra diversos pontos turísticos que são pedaços do paraíso, com cachoeiras refrescantes e paisagens afrodisíacas para você começar 2015 totalmente revigorado. Basta trocar o terno pela camiseta, fazer uma check list dos itens essenciais do seu carro e… pé na estrada! Neste artigo você encontra o roteiro ideal para visitar verdadeiros cartões-postais escondidos na natureza. Continue lendo!

Chapada dos Veadeiros

Sorria, pode até parecer que você entrou em um portal de quinta dimensão e está em outro planeta repleto de maravilhas naturais e seres encantados, mas a verdade é que você chegou à Chapada dos Veadeiros, a apenas 230 quilômetros de Brasília. A aura energética do lugar se materializa em cachoeiras e riachos de águas cristalinas, rodeados por enorme quantidade de rochas e vegetação. Para chegar, basta pegar a saída norte da BR-020, depois de Planaltina e continuar pela GO-118 até Alto Paraíso. Só não vá resolver ficar para sempre na Chapada, embora a vontade seja imensa!

Cachoeira do Tororó

Ainda mais perto que Chapada dos Veadeiros, a Cachoeira do Tororó fica só à cerca de 40 quilômetros de distância de Brasília, situada na região administrativa de Santa Maria. Se você gosta de se aventurar por trilhas ecológicas, encha seu cantil de água e prepare-se: são aproximadamente dois quilômetros de caminhada em meio a obstáculos facilmente superáveis, como pedras, desníveis e, claro, mosquitos. Mas no final, a recompensa vale a pena, graças à uma queda d’água geladíssima de mais ou menos 19 metros.

Para chegar ao chamado “Salto do Tororó”, você deve seguir pela DF-140 a partir da QI – 23 do Lago Sul, em direção a Unaí (MG). Depois de mais ou menos 5 quilômetros, entre pela direita em uma estrada de terra e pronto, você estará a poucos minutos desse paraíso!

Chapada Imperial

Se você não tem medo de pegar uma insolação, possui espírito aventureiro e tem disposição para passar um bom tempo conhecendo cachoeiras diversas, a Chapada Imperial, a 50 quilômetros de Brasília, é o seu destino ideal. Com mais de trinta cachoeiras, a Chapada Imperial é simplesmente a maior área de preservação natural do Distrito Federal. Essa reserva ecológica ainda conta com inúmeros cânions e oferece aos turistas em busca de adrenalina a prática de esportes radicais, como rapel e arvorismo. Para chegar, é fácil. É só seguir pela DF 001 (sentido Poço Azul) no Lago Oeste, pegar 7 quilômetros de estrada de terra, entrar à direita na DF 220 e prosseguir mais ou menos 6 quilômetros e pronto!

Agora que você já sabe algumas das belezas naturais que merecem ser conhecidas, o difícil vai ser escolher por onde começar, não é mesmo? No entanto, vá com calma! A ordem, na verdade, não importa, desde que você se proponha, desde o início do passeio, a esquecer dos problemas e deixar de lado as picuinhas de sempre. Para isso, ajuda muito você dirigir um Chevrolet com estrutura adequada para enfrentar lama e estrada de terra, como o Tracker. E o mais importante de tudo: entre no clima e divirta-se!

E se você conhece mais opções de lazer perto de Brasília, não deixe de compartilhar através dos comentários!