Blog da Orca

Vai viajar? Aprenda a organizar as bagagens no porta-malas

Chegou a hora de viajar. É tempo de reunir a família, amigos, organizar as bagagens no porta-malas e pegar a estrada, seja para rodar por um período longo ou curto.

Nesse momento, porém, é comum surgirem alguns problemas, principalmente se houver necessidade de levar muitas coisas no carro. Afinal, organizar o espaço para que tudo caiba confortavelmente é essencial para o bem-estar de todos durante o trajeto.

No post de hoje, mostraremos que é possível arrumar bem a sua bagagem para te ajudar a vencer esse desafio. Confira nossas dicas!

Organizar as malas muitas vezes é complicado

Fazer as malas já dá o maior trabalho, não é? Arrumá-las no carro, então, pode ser uma tarefa bem estressante, principalmente quando não há espaço disponível e temos que nos virar para acomodar tudo. Afinal, é importante que o porta-malas feche e nada fique na visão do motorista.

Para organizar as bagagens no porta-malas de forma adequada, é preciso atentar para que o espaço seja bem utilizado. Malas maiores e de peso vão no fundo, evitando que caiam e prejudiquem os objetos frágeis — e sem desperdício de espaço.

Saber como preencher os espaços é essencial

Para organizar tudo e não ter problemas ao viajar de carro, comece priorizando os encaixes e otimizando os espaços entre as malas.

Aquelas que são mais leves e menores devem ser colocadas por cima. Aproveite para colocar também os itens que possam ser utilizados durante a viagem, como remédios, alimentos e roupas. Dessa forma, fica mais fácil o acesso, caso seja necessário.

Entender o que pode ser levado ajuda no processo

Uma outra dica na arrumação é evitar carregar vidros e excessos de inflamáveis nas malas para evitar acidentes pequenos. Os recipientes sempre devem ser colocadas de forma segura para não haver folgas e evitar que eles fiquem batendo no porta-malas, causando algum imprevisto durante a viagem.

Estar seguro é prioridade ao organizar as bagagens no porta-malas

Atente-se para a visão do motorista estar sempre livre. Caso não consiga prender as malas de uma forma segura, a utilização de tiras e cordas para fixá-las é uma boa opção. Sendo assim, as malas ficam sempre no mesmo lugar e fixas no caso de subida, descida ou curvas.

Além de tudo isso, faça uma boa manutenção preventiva e corretiva no seu carro, pois o excesso de peso por conta da bagagem pode ser um fator a mais de desgaste.

Colocar tudo em uma ordem facilita a arrumação

No porta-malas do carro, o aconselhável é utilizar malas menores e sem rodinhas, pois fica melhor a acomodação e aproveita-se ainda mais o espaço. Veja outras dicas, de forma mais esquematizada:

  • aproveite cada espaço entre uma mala e outra. O ideal é encaixar tudo como um quebra-cabeça;
  • melhor acomodar as malas rígidas primeiro e depois as maleáveis. Sempre que possível, escolha as rígidas para acomodação do vestuário;
  • para evitar choques entre as malas, no caso de pouca bagagem, é melhor os objetos serem envolvidos em um edredom, por exemplo;
  • as redes são úteis para acomodar objetos menores que ficam soltos dentro do bagageiro;
  • alimentos e objetos frágeis não devem ser colocados no porta-malas, mesmo com toda segurança, pois podem estragar. Por isso, prefira transportá-los em uma sacola térmica ou isopor;
  • se não for possível transportar tudo no porta-malas e houver necessidade de se utilizar o rack no teto do carro, tenha bastante atenção para não haver excessos e certifique-se de estar tudo bem preso.

Com todas essas dicas e técnicas, agora é só pegar suas coisas, viajar e aproveitar tudo que planejou e sonhou!

Gostou das nossas dicas para organizar as bagagens no porta-malas? Já usou essas ideias antes ou lembrou de alguma que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários!