Blog da Orca

Veja qual é o melhor revestimento para o banco do seu carro

Há tempos ter o banco do carro revestido em couro já deixou de ser um privilégio para poucos. Cada vez mais modelos vêm de fábrica com banco de couro. Mesmo que o item não seja de série, é possível solicitar que a concessionária instale, antes mesmo de retirar o zero.

 

Mesmo nos seminovos ou usados é possível fazer a instalação em autorizadas ou contratar uma empresa independente que faça esse serviço. O que muita gente não sabe é que há, ainda, outras alternativas de revestimento para o banco do carro além do couro animal. Confira a seguir as principais delas.

Revestimento para o banco em couro

Essa é a alternativa mais cara, porém mais duradoura, de revestimento para o banco do carro. O couro, além do apelo estético, possui diversas vantagens em relação ao tecido. Ele é mais higiênico, uma vez que é menos permeável. O tecido tende a acumular ácaros e absorve o suor e outras substâncias à medida que vai sendo usado, necessitando de limpeza com aspirador de pó, no mínimo, quinzenalmente.

Já o couro requer uma manutenção mais simples, pois apenas um pano úmido com detergente ou sabão neutro podem deixá-lo limpo. Por outro lado, ele necessita de hidratação a cada dois meses, além de sofrer mais variações de temperatura, esquentando ou esfriando conforme o clima.

Revestimento em couro sintético

O couro artificial, também chamado na indústria de couro ecológico, pode ser 100% sintético ou possuir alguma porcentagem de couro animal em sua composição. Quando de boa qualidade, possui características físicas tão próximas do legítimo que frequentemente esses dois materiais são confundidos. Ecológico não somente no nome, uma de suas vantagens é o fato de causar menos impacto ambiental. Além disso, seu preço é mais acessível, chegando a custar até 40% do valor do couro animal. No entanto, sua durabilidade é menor. Ele também é menos confortável, uma vez que não permite a transpiração natural da pele como o couro legítimo.

Capas de tecido

As capas de tecido são a alternativa mais em conta de revestimento para o banco. Além do tecido ser mais barato que o couro, podem ser instaladas pelo próprio motorista, sem necessidade de pagar uma mão de obra especializada. Visualmente, no entanto, são menos atrativas. Muitas vezes o baixo custo é a principal característica desse produto, o que faz com que o acabamento, por exemplo, seja menos cuidadoso.

Capa em couro reconstituído

Uma alternativa que une a estética do couro à praticidade da capa são as capas em couro reconstituído, da Car Fashion. Elas são feitas de couro animal, que passa por um processo de pulverização para depois ser reconstituído sobre uma base de tecido, o que o deixa maleável e fácil de instalar. Além disso, o seu preço é cerca de cinco vezes menor do que o do revestimento em couro, com uma aparência final bastante similar.

Seja por estética, higiene ou conforto, se você escolheu trocar o tecido por uma alternativa de revestimento para o banco, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado para fazer a melhor escolha.

Cada caso é único, e devem ser levados em conta preço, durabilidade do produto e satisfação com o resultado final. E você, prefere qual alternativa de revestimento do banco do carro? Conte para a gente nos comentários.