Blog da Orca

Viagem de carro: faça uma check-list antes de pegar a estrada

Uma viagem de carro pode ser um passeio muito agradável. Ter a possibilidade de ir parando pela estrada quando bem entender e curtindo diversos lugares que você não conheceria se estivesse em outro meio de transporte pode ser muito divertido.

Porém, para não ter nenhuma surpresa desagradável durante a viagem, é imprescindível que sejam feitas todas as revisões e a checagem do carro antes de partir. Isso trará segurança e garantirá que tudo saia como o planejado.

Nesse post, vamos apresentar uma check-list com os itens essenciais que devem ser conferidos antes de iniciar a viagem. Confira!

1. Verifique os pneus

Para ter uma boa estabilidade e aderência na pista, verifique se os pneus não estão muitos desgastados. O ideal é que seja feito sempre um rodízio, pois os pneus dianteiros gastam-se mais rapidamente que os traseiros.

Calibre os pneus de maneira correta, observando que normalmente a calibragem para a estrada é diferente da usada na cidade. Cada carro tem uma calibragem especifica, que geralmente está indicada na porta, no porta-luvas ou na tampa do reservatório de combustível.

2. Certifique-se de que os itens de emergência estão funcionando

Os artigos de segurança são muito importantes e devem ser sempre verificados antes de iniciar uma viagem de carro. Ninguém espera precisar usar nenhum deles, mas caso ocorra qualquer imprevisto é preferível ter tudo em mãos a passar por algum perrengue.

Por isso, antes de partir, veja se o seu macaco está em boas condições, assim como o estepe, triângulo, ferramentas e itens de primeiros socorros.

3. Confira se o óleo está em dia

A troca de óleo deve ser feita de acordo com os quilômetros rodados ou a cada seis meses. O ideal é seguir as recomendações do fabricante do veículo, cumprindo as datas pré-estabelecidas para a troca de óleo em cada modelo. Fique atento aos detalhes: para uma viagem de mais de 100 km, o recomendado é que o nível de óleo esteja perto do máximo.

4. Faça a geometria e o balanceamento do carro

A geometria e o balanceamento do carro são dois itens que precisam necessariamente estar em dia. Normalmente essa revisão é feita a cada 10 mil quilômetros rodados. Contudo, caso seja notado algum problema no carro, como a direção puxando para algum lado ou o volante tremendo, saiba que possivelmente há algo de errado no ângulo das rodas ou na estabilidade do carro. Confira antes de pegar a estrada!

5. Teste os freios

Os freios devem ser verificados a cada 10 mil quilômetros. Caso a revisão esteja em dia, atente para os detalhes que podem indicar possíveis problemas: barulho, pedal pesado ou uma menor capacidade de frear são itens que emitem sinal vermelho! Caso você constate qualquer um desses problemas, passe em uma concessionária antes de iniciar a viagem.

6. Cheque o sistema elétrico, faróis e lâmpadas

Antes de iniciar a viagem, teste se todo o sistema elétrico do carro está em perfeitas condições. Ligue todas as luzes de freio, ré, faróis e lanterna. Avalie os fusíveis e o alternador. E não se esqueça de dar uma conferida na bateria. Sem ela, a viagem não vai para frente!

Faça a sua viagem de carro com segurança: verifique todos os itens essenciais e não passe aperto na estrada! Para mais dicas como essas, siga nossa página no Facebook!