Blog da Orca

Você sabe quais são os filtros do carro? Confira!

O funcionamento correto do carro depende de peças que muitas vezes passam despercebidas pelo motorista. Entre as peças que costumam cair no esquecimento, ou têm as trocas negligenciadas, estão os filtros do carro. Entre eles, podemos listrar o filtro de ar, de óleo, do combustível e do ar-condicionado.

Cada filtro tem um papel específico e deve ser analisado de acordo com as suas condições, quilometragem ou data de realização da última troca — daí a necessidade de revisões constantes. Diferentemente de outros componentes, os filtros devem ser sempre substituídos, pois não há como repará-los.

Você já sabe o que são e para que servem os filtros? Confira!

Filtro de ar

Funciona dentro uma caixa ao lado do motor. Sua função é evitar que a sujeira alcance o motor do carro e leve impurezas à câmara de combustão, o que pode acontecer quando o filtro de ar apresenta desgaste elevado. Nessa situação, as peças do motor passam a sofrer desgaste prematuro, ranhuras e outros problemas, já que a presença de impurezas compromete o funcionamento dos pistões, bielas e cilindros.

Deixar de trocar o filtro de ar eleva o consumo de gasolina, pois a exigência sobre o propulsor aumenta para garantir a entrada de ar no motor. Quando o carro trafega majoritariamente em áreas urbanas, a troca do filtro deve ser realizada a cada 10.000 quilômetros.

A quilometragem da troca é significativamente reduzida nos casos em que o possante circula em regiões rurais. Nessas circunstâncias, a substituição deve ocorrer a cada 5.000 quilômetros, já que a incidência de impurezas aumenta significativamente.

Verifique a validade do filtro consultando a quilometragem da última troca. Geralmente, as etiquetas de troca de óleo coladas no para-brisa possuem um campo para o filtro de ar, e muitas vezes ele é substituído com os outros filtros do carro.

Filtro de óleo

Localizado geralmente na parte inferior do motor, o filtro de óleo faz parte do sistema de lubrificação e é responsável por reter as partículas de metal geradas pelo atrito entre as peças do motor. Ele também impede que as impurezas produzidas pela combustão causem danos ao motor.

Deve ser trocado entre 10 e 15.000 quilômetros, dependendo das recomendações do fabricante e do óleo utilizado. A durabilidade do motor do carro depende em grande proporção do filtro de óleo e do óleo escolhido por você. Siga as especificações do fabricante e prefira marcas de qualidade!

Filtro de combustível

É utilizado para não deixar impurezas como ferrugem, fuligem, poeira e até água alcançarem a câmara de combustão. Entre o tanque e o motor, existe um longo trajeto a ser percorrido pela gasolina: ela passa por dutos, bomba e bicos injetores, por exemplo.

O filtro de combustível costuma ficar próximo ao tanque (debaixo do carro e acoplado ao assoalho) e é usado em todos os motores que a combustão. Esse filtro é indispensável tanto nos modelos com injeção eletrônica quanto nos carros carburados, sendo aplicado nos carros à álcool, gasolina e diesel.

Recomenda-se a troca entre 8 e 10.000 quilômetros. A durabilidade dessa peça consta no manual, embora seja uma prática recorrente seja realizar a substituição do filtro de combustível juntamente ao de óleo — ou seja, a cada 10.000 quilômetros.

Filtro do ar-condicionado

Enquanto os outros filtros protegem o carro, o filtro do ar-condicionado protege você. Um filtro em boas condições purifica o ar da rua elimina os odores e as partículas indesejadas. Utilizar o filtro vencido impede a entrada de ar e causa mau cheiro no interior do carro.

O que está em jogo também é sua saúde, sobretudo quando o tempo está seco e a taxa de doenças respiratórias aumenta. Consulte o que diz o manual a respeito da troca e verifique filtro com frequência. Ele pode ser substituído de acordo com o tempo de uso, quilometragem ou pelo menos a cada 20.000 quilômetros.

Para garantir a segurança, o desempenho e a durabilidade do carro, faça as revisões periódicas na concessionária. Prefira a manutenção preventiva, pois assim você também evita gastos desnecessários.

Agora que você já sabe tudo sobre os filtros do carro, que tal ajudar os amigos a cuidarem bem dos seus automóveis? Basta compartilhar este post nas suas redes sociais!