NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
NOVOS
(61) 3773-4694
SEMINOVOS
(61) 3773-4695
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2106-6145
VENDAS ESPECIAIS
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
Novos
(61) 3773-4694
Seminovos
(61) 3773-4695
Agendamento de serviços
(61) 2106-6145
Peças e acessórios
(61) 2106-6001
Vendas Especiais
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
05 de abril, 2021
Alguns ruídos apontam problemas que podem comprometer a segurança e causar prejuízos ao veículo. Veja alguns tipos de barulho no carro!
OBSERVE O BARULHO
Antes de mais nada, é imprescindível identificar de qual parte do veículo o barulho provém, sua intensidade, o tipo de ruído e a periodicidade. Além disso, observe se o barulho no carro acontece quando o mesmo está parado no sinaleiro ou em movimento.
Todos esses pontos, quando relatados a mecânicos de confiança, abreviam uma série de testes contribuindo para um diagnóstico mais rápido.
Confira a seguir alguns motivos que podem gerar barulho no carro!
1 – PANCADAS SECAS
É comum motoristas relatarem um barulho no carro que proporciona a sensação de que o mesmo irá partir ao meio. Esse incômodo pode acontecer de diversas formas. Só para ilustrar, ao realizar uma curva o ruído pode ser emitido na parte traseira. Inclusive, nessa situação, o veículo parece sacudir além do normal.
Por outro lado, o ruído pode surgir quando o carro passa por buracos ou lombadas. Nesse caso, o som de molas rangendo é evidente.
De modo geral, o “barulho seco” aponta para problemas na suspensão e/ou nos amortecedores do automóvel. Quanto antes os sistemas forem avaliados por profissionais, melhor, pois seus defeitos podem comprometer a segurança de todos a bordo.
2 – ASSOBIO AGUDO
Provavelmente, esse barulho no carro pode ter relação com a falta de óleo na caixa de direção hidráulica. Isso acontece quando o(a) proprietário(a) não obedece aos prazos para revisão e troca do fluido especificados no manual da montadora.
Todavia, o ruído pode aparecer mesmo com o cumprimento desses limites. Dessa maneira, provavelmente há vazamento, o qual pode ser verificado ao retirar o veículo do local em que ficou estacionado.
3 – BARULHO DE SOPRO NOS PNEUS
Normalmente, adversidades nos pneus se manifestam de forma estridente ou como um sopro, sendo este semelhante ao de um ventilador.
Além do desalinhamento, o sintoma pode apontar para:
▪ Pneus ovalados;
▪ Partes da borracha mais desgastadas de um lado;
▪ Desgastes na banda de rodagem ou na lateral;
▪ Caroços e bolhas.
Portanto, se o(a) motorista ouve barulho ao fazer curvas constantemente, pode verificar de forma simples o estado de conservação dos pneus. Ao perceber inadequações, vale procurar ajuda mecânica rapidamente, porque há perda de estabilidade do veículo e aumento de riscos de acidente.
4 – BARULHO AGUDO DURANTE FRENAGENS
Quando o barulho é evidente ao frear o carro, possivelmente as pastilhas de freio estão desgastadas. O som é agudo e transmite a impressão de que algo está raspando na roda. Sem dúvida, a pessoa consegue identificar o ruído ao girar o volante também.
Providenciar a troca dessas peças é bastante importante para evitar que os danos atinjam os discos.
5 – BARULHO NA REGIÃO DO MOTOR
Os barulhos provenientes do motor e do câmbio são comuns no momento da partida ou ao engatar a marcha para o veículo entrar em movimento. Ruídos graves na região indicam que um coxim pode estar quebrado. A confirmação do dano pode ser feita visualmente ao abrir o capô. Porém, a troca e a verificação de demais componentes devem ser feitas por mecânicos.
Está ouvindo algum barulho no carro? Não deixe de levá-lo aos profissionais de confiança da oficina da Orca.
Agende um horário sem sair de casa!
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram
Voltar
teste