Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Checklist de férias: o que devo priorizar para viajar em segurança?

1 - De olho nos pneus


Antes de mais nada, o cuidado com os pneus é um ponto indispensável do checklist de férias. Inclusive, o verão brasileiro exige uma atenção redobrada, visto que se trata de um período com fortes pancadas de chuva. Consequentemente, há um aumento do risco de dirigir em estradas molhadas e de aquaplanagem.

Por outro lado, a título de curiosidade, pneus velhos no inverno comprometem a estabilidade do veículo.

Para checar se um pneu está desgastado, é recomendável verificar o indicador de desgaste da banda de rodagem, conhecido como TWI (Tread Wear Indicator), que marca o limite de 1,6 milímetros. Se a borracha estiver nivelada ou abaixo desse indicador, está na hora de fazer a troca.

Não se esqueça de avaliar a presença de bolhas, cortes, irregularidades ou ressecamentos. Qualquer um desses problemas indica a necessidade de substituição.

2 - Sistema elétrico 


Sem dúvida, qualquer checklist de férias vai apontar o sistema elétrico entre os tópicos. Todavia, pouca gente sabe que isso tem muito a ver com o fato de as viagens consumirem uma energia significativamente maior quando comparadas às rotas do dia a dia. Logo, não deixe de verificar a bateria e todas as fontes de iluminação, tanto internas quanto externas.

Só para ilustrar, teste os pisca-piscas, o alinhamento dos faróis e as demais lâmpadas do veículo. 

Aliás, observe detalhes, como:

  • Setas
  • Luz de ré
  • O funcionamento tanto do farol alto quanto do baixo
  • Limpadores de para-brisa
  • Ar-condicionado
  • Desembaçador

3 - Documentação


Já viu alguém se arriscando e pegando a estrada com um histórico de débitos? Com toda a certeza, não compensa arriscar, pois, a probabilidade de cair numa fiscalização em rodovias é alta.

Logo, marque sua viagem somente se o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) estiver atualizado, bem como a carteira de motorista. Ademais, não se esqueça de levar comprovantes de seguro e de inspeção veicular.

4 - Kit de primeiros socorros


Certamente, alguns motoristas perderam o costume de manter um kit de primeiros socorros no carro depois de a legislação dispensar a obrigatoriedade de extintor de incêndio. No entanto, qualquer viagem, por menor que seja, está suscetível a imprevistos. Ter esse recurso com você pode ser extremamente útil em situações que envolvam ferimentos, por exemplo.

Entre os itens recomendados estão: álcool em gel para higienização das mãos antes de entrar em contato com feridas; ataduras, gaze estéril e esparadrapo para curativos; analgésicos, antitérmicos e antialérgicos prescritos por médicos; e lanterna com pilhas extras para iluminar áreas escuras ou durante a noite.

Vale mencionar que mesmo não sendo obrigatório, você pode manter um extintor na cabine. Porém, tenha o cuidado de seguir as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e verificar a sua data de validade.


Vamos colocar em prática o checklist de férias com profissionais altamente especializados? Agende um horário na oficina da Orca e garanta uma viagem segura.


Referências:

Localiza

Continental

Clube Simples Brasil

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000