Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Trânsito sustentável: saiba como reduzir impactos no meio ambiente 

O elevado número de carros nas ruas afeta significativamente os recursos naturais. Veja algumas dicas de trânsito sustentável! 
 
Inegavelmente, ter um veículo à disposição facilita o cotidiano. Porém, contribuir para um trânsito sustentável é indispensável para poder continuar contando com essa comodidade sem prejudicar o meio ambiente. De acordo com o Observatório das Metrópoles, a frota brasileira de carros aumentou 77% em dez anos. Consequentemente, se os motoristas não forem cuidadosos, os impactos de suas ações serão desastrosos. 
Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a construir um trânsito sustentável! 
 
1 – Revise suas rotas 
Apesar de você já estar habituado(a) com a rota para o seu trabalho, vale a pena usar aplicativos para checar se ela é a melhor opção naquele momento. Afinal, acidentes ou outros imprevistos em seu percurso aumentam o tempo no trânsito. 
Dessa maneira, seu veículo emite mais CO2 e outros poluentes. Para contribuir para um trânsito sustentável, baixe aplicativos, como o Waze, confirmando o melhor caminho para o seu destino. 
 
2 – Faça manutenção preventiva 
Por outro lado, manter os serviços de oficina atualizados é relevante para identificar problemas no carro que prejudicam um trânsito sustentável. Por exemplo, ao verificar os sistemas com frequência, é possível acompanhar se a emissão de gases corresponde ao limite autorizado. 
Ao mesmo tempo, calibrar os pneus corretamente evita o aumento do consumo de combustível, bem como sua durabilidade. Dessa maneira, a longa vida útil desses componentes resulta em menos trocas e produção de lixo
 
3 - Dê caronas 
Com toda a certeza, você já ouviu essa dica para um trânsito mais sustentável. Não é por acaso, já que isso diminui substancialmente a quantidade de veículos no trânsito.  
Portanto, organize caronas entre as pessoas que possuem rotas semelhantes com as do seu trabalho ou de sua faculdade. Entre as melhores estratégias estão: 
 
▪ Dividir o valor do combustível; 
▪ Fazer rodízio entre os carros de cada colega; 
▪ Participar de aplicativos de carona com o intuito de identificar passageiros que realizam o mesmo trajeto que o seu diariamente. 
 
4 – Escolha modelos econômicos 
Na hora de comprar um veículo novo, analise a performance das opções disponíveis. Atualmente, as montadoras disponibilizam não apenas a média de consumo de combustível, como também o nível de emissão de poluentes. 
Inclusive, comece a investigar o excelente custo-benefício proporcionado por carros elétricos, como é o caso do Bolt EV
 
5 – Evite acelerações bruscas 
Forçar o motor gera gastos desnecessários em diversos níveis: além de aumentar o gasto com etanol ou gasolina, isso acelera o desgaste das peças. Logo, você terá que promover uma substituição desses itens em menos tempo, gerando mais resíduos.   
Portanto, faz parte de um trânsito sustentável dirigir com suavidade, reduzindo o risco de acidentes e a consequente necessidade de novos componentes para reparar os danos. 
 
6 – Reduza o uso de ar-condicionado 
Por fim, um trânsito sustentável pode ser alcançado através de ações simples, como desligar o ar-condicionado. Tente equilibrar seu uso com o frescor vindo das janelas abertas. Tal cuidado faz diferença no consumo de combustível e fluidos
 
Agora que você já sabe como contribuir para um trânsito sustentável, economize também na compra do seu 0 km, escolhendo um modelo no catálogo de ofertas da Orca
 
Conheça nossos perfis: Facebook e Instagram
 
Referências: 
Racon 
Mobilize Brasil 

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000