NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
NOVOS
(61) 3773-4694
SEMINOVOS
(61) 3773-4695
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2106-6145
VENDAS ESPECIAIS
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
Novos
(61) 3773-4694
Seminovos
(61) 3773-4695
Agendamento de serviços
(61) 2106-6145
Peças e acessórios
(61) 2106-6001
Vendas Especiais
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
09 de agosto, 2021
Eles facilitam a direção ao dispensarem o uso da embreagem. Porém, existem diferenças importantes entre o câmbio automático e o CVT. Saiba mais!
O que é o câmbio automático?
Primeiramente, o câmbio automático funciona a partir da pressão de óleo quando acontece a troca de marcha. Por isso, ele conta com um conversor de torque e conjunto de embreagens que alteram a velocidade.
Aliás, tal conversor ainda abriga uma bomba de óleo e uma turbina, bem como é acoplado ao volante do motor. Além de praticidade, oferece trocas suaves. Estas acontecem quando os sensores detectam o momento de mudar a marcha. Vale mencionar ainda que o conversor de torque funciona como uma embreagem quando o modo "D" é ativado. A peça conta com alta durabilidade, já que há óleo em sua parte interna.
E o câmbio CVT?
A sigla na língua portuguesa significa Transmissão Continuamente Variável. Tal câmbio funciona graças a duas polias lisas conectadas entre si por uma corrente metálica submersa no fluido de transmissão. Uma permanece ligada ao motor, enquanto a outra é relacionada às rodas.
Portanto, ao contrário do tipo automático, este não possui engrenagens. Sua variação quase infinita de relações de transmissão opera conforme a rotação do motor.
Ademais, carros com câmbio automático ainda exige que o(a) condutor(a) determine a relação de marchas necessária. Por outro lado, aqueles equipados com a transmissão CVT circulam sem qualquer intervenção do(a) motorista, uma vez que o sistema hidráulico é o responsável por responder à pressão criada pelas condições.
Qual escolher: automático ou CVT?
Ao mesmo tempo em que o CVT proporciona mais suavidade e funcionamento adequado ao motor, ele é mais lento em resposta do que o câmbio automático. Contudo, seu consumo de combustível tende a ser menor, especialmente no trânsito urbano.
Outro ponto positivo da transmissão CVT tem a ver com a dirigibilidade, pois a ausência da necessidade de trocas de marcha elimina o desconforto das arrancadas.
Além disso, por não possuírem engrenagens, os carros com CVT encontram e mantêm a relação de torque de forma mais adequada. Por fim, terrenos com obstáculos tendem a ser transpostos mais facilmente com esse tipo de câmbio.
Ainda há os robotizados...
Conhecidos como automatizados, esses câmbios funcionam como uma adaptação do câmbio automático. Contudo, sua tecnologia é mais acessível de tal forma que as montadoras conseguem oferecer carros de entrada com esse tipo de transmissão.
Neste caso, a mudança de marchas acontece através do atuador hidráulico que pressiona a embreagem quando o(a) motorista muda a marcha na alavanca. Logo, conta com dois eixos paralelos, e as trocas são feitas num acoplamento e desacoplamento simultâneo devido à utilização de dois discos de fricção.
O automatizado apresenta como benefícios o melhor desempenho e baixo consumo quando comparado ao câmbio automático.
Ainda está em dúvida entre um modelo com câmbio automático ou CVT? Confira as ofertas da Orca e entre em contato com nossos consultores para saber mais sobre as configurações de cada veículo!
Conheça nossos perfis: Facebook e Instagram.
Voltar
teste