Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Saiba identificar o momento de trocar os discos de freio

Componentes de um dos sistemas mais importantes do carro apresenta sintomas de desgaste que podem ser facilmente detectados. Conheça os principais!

Discos de freio são máquinas que acompanham o movimento das rodas fabricados com cerâmica ou ferro fundido. As pastilhas que envolvem esses componentes são responsáveis pela conversão de energia cinética em calor a partir de atrito com o intuito de parar o veículo no momento da frenagem. Portanto, a manutenção dessas peças é essencial para garantir a segurança! 
 
TREPIDAÇÃO AO FREAR 
Sem dúvida, este é um dos sintomas mais comuns que apontam para desgaste nos discos de freio. Uma vez que estão empenados, eles provocam vibrações ao entrarem em contato com as pastilhas. Portanto, nessas situações, não apenas os discos de freio devem ser trocados, como também as pastilhas.  
Só para ilustrar, o tráfego em vias danificadas e pastilhas de freio de má procedência podem ocasionar o desgaste prematuro das peças. 
 
RUÍDOS  
No momento em que o(a) motorista aciona os freios, não há motivos para emissão de barulhos, a não ser que os discos de freio apresentem problemas. Ou seja, os ruídos são provocados pelo atrito entre metais e, sem dúvida, isso exige uma inspeção profissional. 
Por outro lado, quando as pastilhas são novas, é perfeitamente normal que elas emitam ruídos por um tempo. Contudo, se eles não desaparecerem, possivelmente algumas peças não foram fixas corretamente ou o disco de freio deve ser trocado. De qualquer forma, a ajuda profissional também deve ser solicitada. 
 
DIFICULDADE EM PARAR O CARRO 
Quando os condutores percebem que seus carros estão demorando mais tempo para parar do que o normal, com toda a certeza os discos de freio estão prejudicando o desempenho das pastilhas por apresentarem faixas rebaixadas ou porosas. Tal quadro impede um contato adequado com as pastilhas durante as frenagens.  
Entre os sintomas de problemas nos discos, este se constitui como um dos mais graves, uma vez que o veículo pode não parar a tempo ocasionando sérios acidentes.  
 
PEDAIS COM MAL FUNCIONAMENTO 
A pressão do freio deve ser suave e, por isso, quando o pedal se apresenta muito duro durante o uso, possivelmente há falhas no sistema. Este se posiciona, sobretudo, como um dos sintomas mais fáceis de ser detectado, porque as pessoas estão habituadas à ergonomia e ao funcionamento de seus freios e volantes, por exemplo. 
 
OS 40 MIL QUILÔMETROS 
Certamente, quase todos os condutores já ouviram falar na regra dos 40 mil quilômetros. Normalmente, as montadoras especificam essa quilometragem como padrão para o desgaste dos discos de freio. Logo, ainda que não sejam presenciados os sintomas ou a luz do painel não tenha emitido alerta sobre as condições dessas peças, é imprescindível levar o veículo para uma inspeção a fim de avaliar se o limite de uso foi atingido. 
 
ALERTA NO PAINEL 
Quando é dada a partida no motor do carro, a luz de frenagem aparece no painel. Mas, se ela não desaparecer após alguns instantes, é possível que o fluido do sistema de freio esteja sofrendo vazamentos ou as peças foram danificadas. Consequentemente, é recomendada a visita a uma oficina de confiança. 
 
Identificou o momento de trocar os discos de freio? A Orca aguarda a sua visita com peças originais e profissionais altamente especializados. Agende um horário em nosso site! 
 
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000