Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Evite multas! Saiba quais são as regras para transportar animais em carros

A hora do passeio costuma ser uma grande alegria no dia dos animais de estimação. É o momento em que o bichinho deixa o conforto do lar para extravasar sua energia e entrar em contato com os estímulos e desafios do mundo exterior.

É muito legal ver o cachorro com a cabeça para fora do veículo curtindo o vento na cara e latindo para quem passa. Infelizmente, apesar de toda a alegria do seu amigo, esse tipo de aventura é totalmente contra as leis de trânsito.

Existem normas para transportar animais em carros, e o desrespeito a elas pode fazer com que um simples passeio se torne uma dor de cabeça com direito à multa.

Se você não quer transformar o momento com seu bichinho em algo perigoso e contra as leis, confira tudo o que você precisa saber para fazer o transporte correto de animais!

1. O procedimento mais correto
Assim como qualquer outro passageiro, o animal precisa ficar protegido dentro do carro. Isso significa prender seu bichinho em uma caixa ou em uma cadeira especial para transporte.

As cadeiras são fixadas com um procedimento semelhante ao feito com as cadeiras para crianças. As caixas de transporte, por sua vez, precisam ir no banco de trás ou, em último caso, no porta-malas. Retire a tampa e abra os vidros traseiros para deixar seu animal mais confortável no compartimento de bagagem.

2. O plano B
Se você está dirigindo acompanhado de um passageiro, o animal pode ficar no colo da pessoa, desde que ela esteja no banco traseiro. Não se trata da solução ideal, mas é o melhor a ser feito na falta da cadeira ou da caixa transportadora.

Vale lembrar que animal solto no banco da frente ou nos pés do passageiro é um risco para todos que estão no carro.

Bichinhos livres dentro do veículo podem ser interpretados pelas autoridades como uma distração, e o condutor é autuado pelo artigo 169 do Código de Trânsito Brasileiro (dirigir sem atenção ou cuidados indispensáveis à segurança). A infração gera multa de 88 reais e 3 pontos na carteira.

3. Atitudes que você nunca deve tomar ao transportar animais em carros
Por mais que pareça uma boa ideia, jamais transporte seu animal na caçamba da caminhonete. Além do risco para seu companheiro, o Código de Trânsito proíbe a prática, considerando uma infração grave (5 pontos na carteira) com multa de 195 reais.

A multa também se aplica caso seu bichinho coloque a cabeça para fora do carro: diga fim à farra do vento na cara!

Também é proibido colocar o animal entre as pernas dos passageiros ou do lado esquerdo, entre o banco e a porta. Em caso de fiscalização, as autoridades podem multar o motorista de acordo com o artigo 252 (infração média: 4 pontos e multa de 130 reais).

4. Cada caso pede uma solução
As regras acima nem sempre se aplicam a todos os animais. Cães muito grandes devem ser transportados no porta-malas e precisam de uma grade instalada (como aquelas presentes nos carros da polícia) para separar o compartimento de carga do resto do carro.

Há também quem opte pela instalação de cintos de segurança para os cães de raças grandes viajarem no banco de trás.

Independentemente da solução, o importante é manter a segurança do animal e de todos as pessoas no interior do veículo.

5. Cuidados com os animais
Alguns animais ficam nervosos ou agitados dentro do carro. Para evitar que a situação fique ainda pior, tome alguns cuidados ao planejar a viagem:

faça o trajeto em horários de temperaturas mais baixas (começo da manhã, fim de tarde e à noite);
tenha em mãos artigos de limpeza em caso de mal-estar;
planeje paradas para que o animal tome água e faça suas necessidades;
animais pequenos como hamsters, aves e répteis devem ter suas gaiolas cobertas com um pano leve durante o trajeto.
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outros motoristas a ficarem por dentro das regras para transportar animais em carros!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000