Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Menos é mais! Saiba como economizar o combustível do seu carro

Em tempos de gasolina, álcool e diesel com o preço nas alturas, o que todo mundo quer é saber como economizar o combustível. E você pode conseguir poupar alguns litros preciosos apenas mudando o seu estilo de dirigir.

Ficou curioso? Continue a leitura e confira algumas dicas para dirigir seu carro de forma mais econômica e eficiente!

Troque as marchas na rotação correta
O hábito de esticar as marchas até o limite, além de gastar mais combustível, também diminui a vida útil do motor. Mas o contrário também não ajuda: andar com marchas longas em locais que pedem redução obriga o motorista a acelerar mais para manter a velocidade. Com isso, lá se vão preciosos litros de combustível.

O ideal é que você siga a recomendação do fabricante, que coloca no manual do proprietário do carro qual é a rotação correta para se usar cada marcha.

Cuide da manutenção
Motor desregulado, velas queimadas e bicos injetores entupidos fazem o veículo gastar mais combustível. Se o seu carro anda falhando e engasgando no trânsito, principalmente em baixas rotações, pode ser sinal de algum problema. Leve o carro ao mecânico e peça para que ele verifique o veículo.

Desligue o ar-condicionado
É até difícil dar esta dica em pleno verão, mas a verdade é que o ar-condicionado aumenta em quase 20% o consumo do carro. Portanto, pelo menos à noite, quando não há sol, tente desligar o equipamento.

No caso da estrada, a dica é outra: em velocidades acima de 100 km/h, a resistência do vento no carro com as janelas abertas faz com que o consumo aumente mais do que rodar com os vidros fechados e o ar-condicionado ligado.

Desça engrenado
Antigamente, era comum vermos as pessoas aproveitarem as decidas para colocar o carro em ponto morto. A manobra era conhecida, popularmente, como “descer na banguela”. Hoje em dia, isso não faz mais sentido.

Os carros equipados com injeção eletrônica precisam de combustível para manter o motor funcionando. Mas quando o veículo está engrenado sem que o motorista pise no acelerador, o motor se mantém apenas com o giro das rodas, dispensando o uso de combustível.

Alivie o peso do carro
Se você tem o costume de fazer do seu carro um armário, saiba que isso está te custando um bom dinheiro. Sacolas, ferramentas, papéis e outros objetos esquecidos no porta-malas ou no porta-luvas, aumentam o peso do carro. Consequentemente, o motor precisa fazer mais força e, com isso, o consumo aumenta.

Calibre os pneus constantemente
Com os pneus murchos, a área de contato do carro com o solo aumenta e, assim, o motor precisa se esforçar mais para movimentar o veículo. Mantenha os pneus calibrados de acordo com o que está indicado no manual do proprietário do carro.

Mantenha uma velocidade constante
Sabe por que o carro consome menos combustível na estrada? Porque lá você é obrigado a manter uma velocidade constante, situação em que o motor se esforça menos. Por isso, tente trazer esse hábito para a cidade sempre que for possível: evite acelerações e freadas bruscas no para e anda do trânsito. Seu bolso vai agradecer.

Pronto! Agora você já sabe como economizar o combustível do carro. E você, conhece algum outro modo para economizar ainda mais? Deixe um comentário e compartilhe as suas dicas!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000