Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

O que fazer quando você vai colocar apenas dois pneus novos no seu carro?

Por conta da sua maior utilização nas curvas e frenagens, os pneus dianteiros são os mais exigidos e desgastam com mais facilidade. Por isso, algumas pessoas optam por comprar dois pneus novos em vez de trocar todos os compostos. Mas você sabe qual é a maneira correta de realizar essa substituição?

Neste post, você conhecerá o momento exato para trocar os seus pneus, além de saber qual é o procedimento quando a troca é de apenas dois itens. Confira!

Quando colocar pneus novos no carro?
Os pneus dianteiros são os que mais sofrem com o desgaste. A maioria dos automóveis tem a tração transmitida para a parte da frente, aumentando o uso deles. Além disso, essas rodas são responsáveis pela direção nas curvas e recebem a força da frenagem, o que explica a sua maior deterioração.

Desse modo, é recomendado realizar um rodízio entre os pneus do carro para equilibrar o desgaste. Porém, o motorista pode optar por trocar apenas duas peças, que deve ser feita quando as atuais atingirem o TWI — um filete de borracha que indica quando o pneu precisa ser substituído.

Não é possível precisar a vida útil de um composto. Algumas empresas recomendam a troca a partir de 10 mil km rodados, mas há pneus que podem durar até 60 mil sem chegar ao TWI. Isso depende da marca e de outros fatores, como estilo de direção, qualidade do asfalto e clima.

Onde os dois pneus devem ser colocados?
Esse é um ponto importante e que, se não for realizado da forma correta, pode trazer problemas para o balanceamento do carro. Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições.

Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente. No entanto, caso os pneus traseiros estejam mal colocados ou furem, o condutor não tem como consertar a direção e o carro sairá de traseira.

Nesse caso, os outros dois pneus são colocados na frente e, se forem unidimensionais ou o veículo tiver tração traseira, devem ser mantidos no mesmo lado. Já em um automóvel com tração dianteira ou nas quatro rodas, os pneus devem ser trocados em “X”, ou seja, o lado é invertido.

Quais são os cuidados que devem ser tomados com os pneus?
O dono do veículo deve fazer o alinhamento e o balanceamento a cada 10 mil km rodados, ou sempre que perceber algum problema na direção, como o volante “puxar para o lado” em uma reta. Contudo, no caso da troca dos pneus, é recomendado refazer os processos.

Um alinhamento ou balanceamento incorretos podem aumentar o desgaste dos pneus e forçar uma troca antecipada dos compostos. Por outro lado, a cambagem, que é o ajuste da inclinação das rodas, nem sempre é necessária, mas deve ser verificada.

Já a calibragem precisa ser renovada a cada 15 dias — sempre com os pneus frios — com poucos quilômetros rodados nos momentos anteriores. A pressão deve ser a recomendada pelo fabricante, que consta no manual ou no próprio veículo.

Caso os pneus anteriores tenham se deteriorado em menos tempo do que o normal, é importante levar o carro à concessionária para fazer uma revisão geral. Em algumas situações, o problema não está nos pneus, mas em outras partes do carro. De qualquer forma, o motorista não deve forçar a direção nos primeiros quilômetros rodados após a substituição.

As rodas são um dos itens que devem ser revisados com frequência para evitar problemas no carro. Por isso, é importante se atentar ao desgaste da borracha e, quando necessário, realizar a compra de pneus novos em concessionárias de confiança. Vale lembrar que andar com pneus acima do desgaste permitido é infração de trânsito.

Precisa trocar o pneu do seu carro? Confira algumas dicas para acertar na hora de comprar os novos compostos!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também