Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

6 detalhes que reprovam durante uma vistoria veicular – Orca

O Detran avalia se o veículo não possui irregularidades que colocam em risco a vida de todos envolvidos no trânsito. Veja o que observar antes da vistoria veicular!

Vistoria veicular é uma avaliação realizada em veículos com o intuito de checar as condições em que os mesmos circulam. Sob a responsabilidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado, são observados quesitos como a manutenção, propriedade legítima, documentação e características originais. Dessa forma, a vistoria veicular atesta se o veículo se encontra em bom estado para utilização. 
 
1 - SUSPENSÃO IRREGULAR 
Com toda a certeza, o(a) proprietário deve ter muita atenção ao rebaixar seu automóvel. Afinal, a suspensão é um dos itens que mais geram problemas durante a vistoria veicular. O ideal é mantê-la original de fábrica. Porém, caso a customização seja feita, é imprescindível assegurar que a integridade da suspensão seja mantida. Caso contrário, o carro será reprovado durante a inspeção. 
 
2 – PNEUS 
Ao mesmo tempo, há motoristas que trocam os pneus para personalizar o automóvel. No entanto, a largura dos mesmos não deve ultrapassar o limite da carroceria. Outros cuidados como a calibragem, alinhamento e preservação de seus componentes devem ser tomados. Inclusive, o manual da fabricante indica qual deve ser a calibração e a geometria dos pneus de cada modelo. 
Em relação ao desgaste, o(a) motorista pode verificar se o pneu atingiu o mesmo nível da saliência de borracha que fica em um dos sulcos para que seja possível determinar o momento da troca. 
 
3 – VIDROS E BLINDAGEM 
Primeiramente, as janelas e o para-brisa não podem apresentar trincos e rachaduras. Em seguida, o(a) proprietário(a) deve estar atento(a) se a película de proteção, conhecida como Insulfilm™, está de acordo com as regras do CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Se for demasiadamente escura ou do tipo refletiva, por exemplo, é bem provável que o carro seja reprovado durante a vistoria veicular
Já os automóveis blindados devem conter tal especificação em seus documentos, bem como não podem apresentar sinais de desgaste em sua aplicação. 
Ademais, algumas etiquetas e gravações no vidro são analisadas e podem provocar reprovação. 
 
4 – CHASSI 
Em hipótese alguma, os números do chassi e do motor podem estar ilegíveis. Rasuras sobre esses itens podem indicar tentativa de adulteração. 
 
5 – DISPOSITIVOS DE SINALIZAÇÃO 
Itens essenciais para reforçar a segurança em casos de emergência também são avaliados no momento da vistoria veicular. Por exemplo, pisca-alerta, macaco, chave de roda e outros equipamentos utilizados para a troca do pneu são analisados. 
Além disso, se há extintor de incêndio no carro, ele deve estar no prazo de validade. 
 
6 – OUTROS ITENS 
Por fim, a seguinte lista indica os itens que são obrigatórios durante a vistoria e, caso não apresentem boas condições, causam reprovação: 
 
▪ Para-choques; 
▪ Buzina; 
▪Lanternas: de marcha a ré, traseiras vermelhas, que apontam a direção e que iluminam a placa de identificação; 
▪ Velocímetro; 
▪ Faroletes; 
▪ Espelhos retrovisores; 
▪ Lavador e limpador de para-brisa; 
▪ Faróis dianteiros amarelos e brancos; 
▪ Quebra-sol. 
 
Vale a pena realizar uma revisão no carro antes de submetê-lo a uma vistoria veicular
 
Conte com a oficina especializada da Orca para revisar todos os componentes do seu carro. Agende um horário sem sair de casa! 
 
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000