NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
NOVOS
(61) 3773-4694
SEMINOVOS
(61) 3773-4695
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2106-6145
VENDAS ESPECIAIS
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
Novos
(61) 3773-4694
Seminovos
(61) 3773-4695
Agendamento de serviços
(61) 2106-6145
Peças e acessórios
(61) 2106-6001
Vendas Especiais
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
08 de março, 2021
O Detran avalia se o veículo não possui irregularidades que colocam em risco a vida de todos envolvidos no trânsito. Veja o que observar antes da vistoria veicular!
Vistoria veicular é uma avaliação realizada em veículos com o intuito de checar as condições em que os mesmos circulam. Sob a responsabilidade do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de cada estado, são observados quesitos como a manutenção, propriedade legítima, documentação e características originais. Dessa forma, a vistoria veicular atesta se o veículo se encontra em bom estado para utilização.
1 - SUSPENSÃO IRREGULAR
Com toda a certeza, o(a) proprietário deve ter muita atenção ao rebaixar seu automóvel. Afinal, a suspensão é um dos itens que mais geram problemas durante a vistoria veicular. O ideal é mantê-la original de fábrica. Porém, caso a customização seja feita, é imprescindível assegurar que a integridade da suspensão seja mantida. Caso contrário, o carro será reprovado durante a inspeção.
2 – PNEUS
Ao mesmo tempo, há motoristas que trocam os pneus para personalizar o automóvel. No entanto, a largura dos mesmos não deve ultrapassar o limite da carroceria. Outros cuidados como a calibragem, alinhamento e preservação de seus componentes devem ser tomados. Inclusive, o manual da fabricante indica qual deve ser a calibração e a geometria dos pneus de cada modelo.
Em relação ao desgaste, o(a) motorista pode verificar se o pneu atingiu o mesmo nível da saliência de borracha que fica em um dos sulcos para que seja possível determinar o momento da troca.
3 – VIDROS E BLINDAGEM
Primeiramente, as janelas e o para-brisa não podem apresentar trincos e rachaduras. Em seguida, o(a) proprietário(a) deve estar atento(a) se a película de proteção, conhecida como Insulfilm™, está de acordo com as regras do CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Se for demasiadamente escura ou do tipo refletiva, por exemplo, é bem provável que o carro seja reprovado durante a vistoria veicular.
Já os automóveis blindados devem conter tal especificação em seus documentos, bem como não podem apresentar sinais de desgaste em sua aplicação.
Ademais, algumas etiquetas e gravações no vidro são analisadas e podem provocar reprovação.
4 – CHASSI
Em hipótese alguma, os números do chassi e do motor podem estar ilegíveis. Rasuras sobre esses itens podem indicar tentativa de adulteração.
5 – DISPOSITIVOS DE SINALIZAÇÃO
Itens essenciais para reforçar a segurança em casos de emergência também são avaliados no momento da vistoria veicular. Por exemplo, pisca-alerta, macaco, chave de roda e outros equipamentos utilizados para a troca do pneu são analisados.
Além disso, se há extintor de incêndio no carro, ele deve estar no prazo de validade.
6 – OUTROS ITENS
Por fim, a seguinte lista indica os itens que são obrigatórios durante a vistoria e, caso não apresentem boas condições, causam reprovação:
▪ Para-choques;
▪ Buzina;
▪Lanternas: de marcha a ré, traseiras vermelhas, que apontam a direção e que iluminam a placa de identificação;
▪ Velocímetro;
▪ Faroletes;
▪ Espelhos retrovisores;
▪ Lavador e limpador de para-brisa;
▪ Faróis dianteiros amarelos e brancos;
▪ Quebra-sol.
Vale a pena realizar uma revisão no carro antes de submetê-lo a uma vistoria veicular.
Conte com a oficina especializada da Orca para revisar todos os componentes do seu carro. Agende um horário sem sair de casa!
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram
Voltar
teste