NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
NOVOS
(61) 3773-4694
SEMINOVOS
(61) 3773-4695
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2106-6145
VENDAS ESPECIAIS
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
Novos
(61) 3773-4694
Seminovos
(61) 3773-4695
Agendamento de serviços
(61) 2106-6145
Peças e acessórios
(61) 2106-6001
Vendas Especiais
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
20 de junho, 2023
O que é pane elétrica no carro?
Primeiramente, a pane elétrica no carro corresponde a uma sobrecarga no sistema de eletricidade. Ou seja, ocorre uma falha que, imediatamente, faz o veículo parar de funcionar.
Portanto, o excesso de demanda elétrica e o desgaste de peças são as principais causas de pane.
Ao mesmo tempo, o uso de componentes paralelos, que não são genuínos e certificados pelas montadoras, contribui bastante para a ocorrência desse problema.
Sintomas de pane
Antes de acontecer uma pane elétrica no carro, é possível perceber alguns sinais. Por exemplo, o próprio painel costuma acender uma luz para alertar os condutores. Dessa maneira, os serviços de revisão devem ser procurados para os mecânicos averiguarem as condições do automóvel.
Além disso, dificuldade em dar a partida pode ser um indicativo de risco de pane elétrica.
E, quando componentes, como rádio e faróis, apresentam falhas no funcionamento, também é importante dar uma atenção especial ao sistema.
Nessas situações, não espere para buscar auxílio, porque se o carro parar de funcionar repentinamente no trânsito, a probabilidade de acidente é iminente. Porém:
✔ Ao sentir os sinais, estacione adequadamente e acione o pisca-alerta
✔ Não faça transferência de carga, mais conhecida como chupeta
✔ Evite ficar no interior do veículo
✔ Acione a sua seguradora
Com ajuda profissional, você consegue entender os motivos pelos quais a pane elétrica está acontecendo. Afinal, os mecânicos conseguem realizar testes tanto na bateria quanto no alternador para detectar a origem do problema. Logo, é possível prevenir que ele volte a acontecer.
Evitando a pane elétrica no carro
Já respondendo à pergunta do título, felizmente você pode evitar a pane elétrica no carro. Nesse sentido, a forma mais fácil de fazer isso é checando a bateria com frequência, porque o seu nível de carga precisa sempre ser suficiente para alimentar o sistema de partida.
Ademais, o alternador deve ser substituído no prazo indicado no manual da fabricante, ainda que ele esteja funcionando normalmente quando esse limite de tempo chegar.
Vale mencionar que essa peça é responsável por gerar energia não apenas com o intuito de recarregar a bateria, como também para alimentar os sistemas elétricos quando o carro está em movimento.
São outros cuidados essenciais:
✔ Inspecionar o estado de cabos e conexões, uma vez que eles transmitem a energia para a bateria, o sistema de ignição, a iluminação, o ar-condicionado, entre outros itens
✔ Não sobrecarregue o sistema ativando vários dispositivos de uma vez
✔ Carregue a bateria regularmente, especialmente se o seu carro ficar parado por muito tempo
✔ Recorra apenas a peças originais e com garantia
Em relação a esse último quesito, é imprescindível compreender o quanto os componentes genuínos garantem o bom funcionamento dos sistemas.
Só para ilustrar, elas possuem padrões de segurança determinados pela montadora conforme o tipo do veículo. Como resultado, previnem falhas e têm ótima durabilidade.
Além desses cuidados para prevenir a pane elétrica no carro, conte com os seguros da Orca para ter apoio 24 horas por dia.
Assim, em casos de defeitos, nossa cobertura nacional te ajuda onde você estiver.
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram.
Referências:
Minuto Seguros
MouraFácil
Facilita
Voltar
teste