NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
NOVOS
(61) 3773-4694
SEMINOVOS
(61) 3773-4695
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2106-6145
VENDAS ESPECIAIS
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
Novos
(61) 3773-4694
Seminovos
(61) 3773-4695
Agendamento de serviços
(61) 2106-6145
Peças e acessórios
(61) 2106-6001
Vendas Especiais
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
25 de outubro, 2021
A fumaça expelida ajuda os proprietários a identificarem problemas nos sistemas do veículo. Confira a seguir alguns problemas no escapamento!
O escapamento tem como papel promover a exaustão do automóvel de maneira que o barulho emitido pelo motor seja reduzido. Ademais, ele filtra os gases emitidos durante o funcionamento do carro. Alguns problemas no escapamento podem ser facilmente identificados pelos proprietários a partir da cor da fumaça expelida.
Veja abaixo o que cada uma pode indicar!
Fumaça branca
Antes de mais nada, em dias frios o vapor proveniente do ar condensado pode levar a uma emissão de fumaça branca, algo perfeitamente normal. Todavia, em outras situações esse sinal serve como um alerta.
Primeiramente, é possível que ela aconteça devido a algum defeito no cilindro mestre, o qual pode provocar a queima do fluido de freio. Porém, esse problema no escapamento é acompanhado por outros sintomas: o pedal não funciona normalmente e o reservatório passa a perder líquido rapidamente.
Por outro lado, a fumaça branca pode comunicar a presença de líquido no radiador, porque o cabeçote deve estar com defeito. Assim, a água atinge a câmara de combustão de forma com que saia fumaça pelo escapamento.
Fumaça preta
Ao mesmo tempo, outro problema no escapamento tem a ver com a emissão de fumaça preta. Geralmente, ela é acompanhada por um cheiro notável de combustível. Isso pode acontecer quando o veículo apresenta falhas em componentes como:
▪ Sensores;
▪ Filtro de ar;
▪ Válvulas;
▪ Sistema de ignição;
▪ Injeção.
Consequentemente, o motor do carro passa a ser alimentado com uma quantidade maior de combustível do que a necessária. Em alguns casos, ele possui dificuldades para queimar o mesmo na quantidade ideal. De todo modo, o consumo aumenta contaminando o óleo, reduzindo a lubrificação e provocando danos ao catalisador.
Portanto, o(a) motorista deve procurar uma oficina de confiança para revisar o carburador ou o sistema de injeção eletrônica.
Fumaça azul
Sem dúvida, a fumaça azulada é a que representa mais perigo ao veículo. Afinal, possivelmente o nível de lubrificação do motor não está ocorrendo como deveria. Nessa situação, o consumo de óleo aumenta consideravelmente.
Caso o problema não seja resolvido, o motor pode fundir. Afinal, seus anéis podem estar sofrendo desgaste, as turbinas não estão funcionando adequadamente, a ventilação está obstruída ou os retentores de válvulas estão com defeito.
Além disso, a cor azulada pode ter a ver com algum dano na junta entre o bloco do motor e o cabeçote.
Por isso, a manutenção preventiva é tão importante. Ela evita que esses danos avancem até chegar ao ponto de manifestar esse problema no escapamento, que indica a ocorrência de processos graves durante o funcionamento do automóvel.
Cuidado com as multas de trânsito
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o(a) motorista pode ser autuado caso esteja conduzindo um carro que emita gases pelo escapamento em quantidade superior àquela regulamentada pela lei.
Uma vez que esse quadro é considerado uma infração grave, a pessoa pontua cinco pontos na CNH, além de pagar multa.
Percebeu problemas no escapamento do seu veículo? Agende um horário na oficina da Orca sem sair de casa.
Conheça nossos perfis: Facebook e Instagram.
Voltar
teste