Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Prova de direção: 5 dicas para tirar a CNH com tranquilidade

O medo de enfrentar o reteste atrapalha bastante a concentração durante a prova de direção. Confira algumas dicas para reduzir a ansiedade ao tirar a CNH!

O que provoca a desestabilidade emocional durante a prova de direção? 
Embora diversos contextos ao longo da vida exijam algum tipo de avaliação, as pessoas não possuem preparo psicológico para situações de teste. Portanto, quando se deparam com um exame, como a prova de direção, é normal que a ansiedade se manifeste.  
Os principais motivos que despertam essa preocupação excessiva são: 
 
▪ Ter conhecimento prévio de histórias de outros candidatos que obtiveram reprovação; 
▪ Dificuldade em ter autonomia diante do volante; 
▪ Cobrança exacerbada sobre a própria conduta; 
▪ Necessidade urgente de tirar a CNH
▪ Medo de receber críticas. 
 
Além disso, é comum que a CNH represente a independência devido à maior facilidade para se locomover e até mesmo conseguir um emprego. Dessa forma, o autoconhecimento é bastante importante. Afinal, ele proporciona a oportunidade de identificar qual motivo agrava a sua ansiedade. 
Veja como preparar o seu emocional para a prova de direção
 
1 – Durma bem na noite anterior ao teste  
Sem dúvida, você já deve ter ouvido essa recomendação antes de qualquer tipo de prova. Não é por acaso, já que um bom descanso é capaz de proporcionar excelentes resultados. 
Evite ingerir bebidas alcoólicas, faça refeições leves e balanceadas e não pegue aulas na véspera da prova de direção. Esses fatores são essenciais para alcançar um bom nível de concentração. 
 
2 – Evite dialogar com outras pessoas durante a espera  
Quando estiver em seu local de prova, evite conversar com outras pessoas que também irão se submeter à prova de direção. É bem provável que elas estejam nervosas, principalmente se algumas delas já tiverem sido reprovadas. Com certeza, essa descarga emocional irá recair sobre você elevando o seu nível de ansiedade.  
Ademais, evite observar quem está realizando o teste. 
 
3 – Procure saber como é o percurso da sua cidade  
Com toda a certeza, a sua autoescola e a equipe instrutora conhecem o percurso da prova de direção da sua cidade. Não deixe de pedir orientações sobre essas rotas, porque isso pode te proporcionar mais segurança.  
Inclusive, em algumas situações é possível aproveitar o momento de aula para dirigir nas proximidades do local de prova. 
Com o intuito de ter consciência sobre os seus erros durante o exame, memorize as pontuações. Muitas vezes, as pessoas entram em pânico ao cometer algum erro que não compromete muitos pontos. Dessa maneira, não conseguem terminar as demais etapas acreditando que a avaliação já está perdida. 
 
4 – Aprenda técnicas de relaxamento  
Inegavelmente, o controle da respiração se constitui como uma das práticas mais assertivas para reduzir os níveis de ansiedade. Ao se preparar para tirar a CNH, comece a testar essas técnicas. Há vários tutoriais interessantes no YouTube e em formatos de podcast que trabalham essa atenção com o próprio corpo. 
 
5 - Faça terapia  
A ajuda de especialistas nesses momentos é relevante. Caso você perceba que a sua ansiedade é despertada ainda nas aulas de direção, procure apoio profissional. Durante as conversas, serão identificadas as origens do seu estresse emocional. Consequentemente, você receberá orientações específicas para lidar com esses sentimentos negativos. 
 
Gostou das nossas 5 dicas para tirar a CNH com tranquilidade? Enquanto não chega o dia da sua prova de direção, que tal conferir as ofertas da Orca para garantir o seu primeiro carro? Clique aqui e comece a planejar o seu sonho! 

Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000