Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Dicas

Você sabe o que é e como proceder diante de um recall de veículos?

O chamado deve ser atendido pelos proprietários a fim de evitar problemas no futuro. Entenda melhor o recall de veículos! 
 
O que é o recall de veículos? 
O aviso de recall de veículos indica que a montadora identificou problemas após a comercialização do produto que devem ser reparados com o intuito de evitar acidentes. Geralmente, eles estão associados a defeitos de fabricação. Só para ilustrar, em 2020, 58 modelos foram convocados devido a algum mau funcionamento do airbag, enquanto outros 29 tiveram problemas relacionados ao combustível. 
Dessa maneira, os proprietários dos modelos em questão são convocados às concessionárias autorizadas com o objetivo de realizar os reparos necessários. Estes, por sua vez, devem ser gratuitos
 
Como os motoristas são notificados? 
Com toda a certeza, as montadoras possuem a obrigação de explorar ao máximo os meios de comunicação para que os proprietários tenham conhecimento sobre o recall de veículos. 
Além de avisos na televisão e no rádio, bem como emissão de carta simples ou eletrônica, as notificações podem ser feitas pelos seguintes canais: 
 
▪ Carteira Digital de Trânsito (aplicativo disponível tanto para smartphones Android quanto iOS); 
▪ E-mail do Portal GOV.BR; 
▪ Sistema de Notificação Eletrônica; 
▪ E-carta. 
 
Logo, o(a) motorista consegue visualizar através do recall de veículos qual(is) o(s) defeito(s) detectados pela montadora e os riscos em não promover os devidos reparos. 
Além disso, são disponibilizados canais de atendimento para a busca de mais informações e local para a realização do serviço. 
 
Problemas em não atender ao recall 
O(a) motorista que necessita fazer recall de seu carro, porém, que ignora o procedimento, não apenas coloca vidas em risco, como também é impedido(a) de realizar a transferência do bem quando quiser negociá-lo.  
De acordo com a Lei 14.071/2020 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a emissão do CRLV (Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo) é proibida, caso o automóvel não seja levado ao recall até um ano após o anúncio. 
Nessas situações, a pessoa deve agendar a regularização do recall junto à concessionária. Após o procedimento, a observação é retirada do CRLV permitindo o licenciamento do veículo. 
 
Como proceder? 
Antes de mais nada, é possível que o(a) condutor(a) não tenha visto o aviso por algum motivo. Nesse sentido, vale consultar com frequência o Portal de Serviços do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para acompanhar possíveis notificações de recall emitidos pela montadora. 
A Chevrolet, por exemplo, possui uma área específica em seu site que permite aos clientes digitarem o número de chassi do veículo para consultar se ele foi convocado para um recall. Ademais, a fabricante também disponibiliza uma série de perguntas frequentes com suas respectivas respostas a fim de tirar as dúvidas dos condutores. 
 
Agora que já sabe como garantir sua segurança e de seus passageiros através do recall de veículos, não deixe de contratar um seguro auto de confiança. 
 
Na Orca, você encontra as melhores opções do mercado. Confira agora mesmo! 
 
Conheça nossos perfis: Facebook e Instagram.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000