Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Saiba como evitar acidentes no trânsito

O Brasil apresenta números alarmantes relacionados à violência no trânsito. Para se ter uma ideia, nosso país é o quinto com mais acidentes fatais no mundo. A cada ano, são cerca de 45 mil vítimas, sendo 12 mil envolvendo motos.

A gravidade desses dados faz surgir uma pergunta na cabeça dos motoristas: como evitar acidentes no trânsito?

Infelizmente, não existe uma fórmula ou procedimento infalível para evitar tragédias, mas cada motorista pode tomar algumas atitudes que ajudam a diminuir os riscos.

Você verá agora uma lista de procedimentos que podem ser colocados em prática para reduzir a chance de acidentes. São dicas básicas, mas que podem fazer a diferença ao volante. Confira!

1. Respeite as normas de trânsito
A primeira dica não é nada mais do que um reforço da obrigação básica de todo motorista: é preciso respeitar as leis do Código Nacional de Trânsito para que as chances de acidente sejam reduzidas.

Os brasileiros adoram reclamar da existência da “indústria da multa”, mas a verdade é outra: somos campeões em desrespeito às leis. Um levantamento feito pela CET de São Paulo apontou que são realizadas 10 milhões (sim, milhões) de infrações por hora na cidade.

Esse número serve de amostra para compreender o tamanho do descaso com as normas e também para explicar o porquê de tantos acidentes em território brasileiro.

Quem pretende ficar longe das ocorrências de trânsito precisa respeitar as leis e evitar até mesmo os pequenos delitos, como estacionar em vagas reservadas ou passar no sinal vermelho de madrugada. Uma boa educação no trânsito é parte fundamental da segurança nas ruas.

2. Tire os olhos da tela
Estima-se que os celulares sejam responsáveis por mais de 1,3 milhão de acidentes todos os anos. Aqueles poucos segundos de atenção ao smartphone podem custar muito caro e gerar problemas graves.

Abandone o hábito de checar o celular durante o trajeto com o carro. Essa é a melhor maneira de evitar a desatenção causada por esses aparelhos.

3. Faça manutenção do veículo
Os componentes de um automóvel precisam de manutenção periódica, pois sem ela o veículo fica propenso à quebras e acidentes podem surgir.

Agende as vistorias do seu carro e não deixe de procurar assistência técnica sempre que sentir que há algo de estranho. O olhar atento de um técnico pode descobrir defeitos que colocam a vida dos passageiros em risco, então nada de negligência com a conservação do carro!

4. Mantenha distância
Andar colado no carro da frente é uma ótima maneira de causar um acidente de trânsito. Por isso, mesmo que você esteja com pressa, não coloque essa atitude em prática.

Ao ficar muito próximo de outro veículo, você reduz o espaço que o seu carro tem para a frenagem. A distância de segurança (cerca de 30m) foi criada exatamente para dar ao motorista de trás a chance de reação em caso de uma parada brusca. Se seu carro está colado com o veículo da frente, o espaço para reagir fica muito reduzido e a batida se torna inevitável.

Aqui vale mais um conselho valioso: quem bate atrás paga o estrago, principalmente se for comprovado que não houve respeito à distância mínima de segurança.

5. Respeite seu corpo
Não desafie seus limites. A atenção do motorista e seus reflexos são fundamentais para evitar acidentes de trânsito. Quando os condutores se arriscam a desafiar o cansaço ou a embriaguez, existem grandes chances do resultado não ser nada agradável.

Se estiver cansado, descanse; se beber, passe o volante para outra pessoa. Respeite seu corpo e nunca desafie seus limites: você pode colocar a sua vida e a de outras pessoas em risco. Seja prudente e não misture álcool com direção em hipótese alguma!

Essas são algumas dicas de como evitar acidentes no trânsito. Além dessas orientações, lembre-se sempre que ser respeitoso ao volante é fundamental para reduzir os riscos. Dê preferência, seja educado e paciente e não se esqueça dos fundamentos da direção defensiva!

Se você procura carros com tudo que há de mais moderno no quesito segurança, chegou a hora de você conhecer os carros da Chevrolet. Entre em contato com nossos vendedores, agende um test-drive e descubra o modelo ideal para você!

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000