NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
NOVOS
(61) 3773-4694
SEMINOVOS
(61) 3773-4695
AGENDAMENTO DE SERVIÇOS
(61) 2106-6145
VENDAS ESPECIAIS
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias
WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA
(61) 2106-6000
Novos
(61) 3773-4694
Seminovos
(61) 3773-4695
Agendamento de serviços
(61) 2106-6145
Peças e acessórios
(61) 2106-6001
Vendas Especiais
(61) 2106-6010
CONSÓRCIO
(61) 3421-7313
21 de setembro, 2020
Componente essencial para o funcionamento do veículo, o motor pode apresentar problemas complexos. Veja quando o seguro de carro oferece cobertura!
Por que os danos do motor são colocados em discussão?
Uma vez que o motor de um veículo se constitui como uma peça complexa, o seu reparo tende a ser difícil. Portanto, nas situações em que o(a) motorista é responsável pelos danos, o seguro de carro costuma não cobrir as despesas.
Confira a seguir com mais detalhes quando as companhias não oferecem proteção ao cliente!
Situações em que há entrada de água no motor
No momento da contratação do seguro de carro, o(a) proprietário pode optar pela cobertura para chuvas e alagamentos. Dessa maneira, ao enfrentar essas circunstâncias adversas, é possível recorrer à seguradora para cobrir as despesas provenientes do reparo do motor.
Porém, as cláusulas da apólice costumam estabelecer a condição de que a cobertura acontecerá somente se o(a) motorista não for responsável pelo agravamento da situação. Por exemplo, ao estar parado(a) num congestionamento de forma com que seja impossível sair da região alagada, o seguro de carro se responsabiliza pelos gastos.
Mas, quando há a possibilidade de aguardar a enchente ou tempestade passar num lugar seguro, e o(a) condutor(a) insiste em continuar o percurso, dificilmente ele(a) terá direito à cobertura.
Problemas após conserto mecânico
Há casos em que o motor dá indícios de problemas como falhas, desligamento durante o funcionamento e vibrações incomuns. O ideal é levar o veículo a uma oficina de confiança para verificar e resolver o dano. Afinal, caso a peça volte a apresentar problemas após a manutenção, o seguro de carro não possui a obrigação de arcar com essas novas despesas.
Defeitos de fábrica
Os defeitos decorrentes da fabricação também não estão dentro das responsabilidades da seguradora. Por isso, o correto é procurar o mais rápido possível a concessionária onde o veículo foi adquirido. Ela possui a obrigação de consertar ou promover a troca do motor.
Motor fundido
Quando ocorre o travamento da peça, ou seja, ela para de funcionar, há um forte indício de motor fundido. As causas desse problema são variadas, sendo as principais:
▪ Abastecimento com combustível adulterado;
▪ Falta de lubrificação do motor;
▪ Problemas decorrentes da instalação elétrica;
▪ Defeito de fabricação;
▪ Superaquecimento.
Além disso, alguns proprietários agem de má-fé provocando, propositalmente, danos ao motor do veículo a fim de obter benefícios da empresa seguradora.
Enfim, os motivos que levaram ao motor fundido são de difícil identificação. Por isso, o seguro de carro não oferece cobertura para esse tipo de ocorrência.
Defeitos ocasionados por acidente de trânsito
Quando o motor sofre danos após uma colisão, o seguro de carro cobre a peça. Se for detectada a perda parcial, o(a) contratante deve pagar a franquia para obter o benefício.
Nos casos em que há perda total, a seguradora realiza o pagamento do valor previsto na apólice, a qual costuma obedecer a Tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Ou seja, o(a) dono(a) do carro não precisa realizar nenhum pagamento para a companhia.
Agora você já sabe quando o seguro de carro cobre danos no motor!
Ainda não possui cobertura para o seu veículo? Confira as opções de seguro oferecidas pela Orca. Clique aqui!
Acompanhe nossas redes sociais: Facebook e Instagram
Voltar
teste