Telefones

Created by Susannanova from the Noun Project

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

Agendamento de serviços

(61) 4042-1391

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

Geral Concessionária

(61) 2106-6000

Home Blog

Blog Jorlan

Como saber se está na hora de trocar o pneu do carro?

Além de segurança, a manutenção no momento certo proporciona economia. Veja quando trocar o pneu acompanhando este post!

Circulando com pneus desgastados 
Antes de mais nada, é relevante compreender os riscos que há em não trocar o pneu quando este apresenta avarias. O componente é responsável pela aderência e estabilidade do veículo em qualquer situação. Afinal, os sulcos dos pneus são efetivos até mesmo nas pistas molhadas. Logo, o(a) motorista ganha em dirigibilidade ao conseguir assumir um controle maior sobre o carro. 
Por outro lado, ainda que os sulcos estejam em boas condições, outros fatores podem reduzir a segurança. Deformações, furos e calombos, por exemplo, geram problemas, como desalinhamento. 
Além de colocar todos os envolvidos no trânsito em risco, circular com pneus em mau estado de conservação é considerada uma infração grave passível de multa. O(a) condutor(a), ao ser flagrado em tal circunstância, pode perder 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). 
Confira a seguir dicas para trocar o pneu na hora certa! 
 
Fique de olho na quilometragem 
Normalmente, as fabricantes comunicam que os pneus possuem uma validade de 5 anos. Portanto, após esse período a estrutura da peça sofre deterioração devido ao clima, à pressão, à umidade, entre outros fatores. 
Porém, pode ser necessário trocar o pneu bem antes do prazo indicado conforme a utilização do veículo. Assim, é imprescindível realizar uma inspeção do jogo a cada 10 mil quilômetros
 
Avalie o TWI (Tread Wear Indicator) 
O TWI é um indicador de desgaste que necessita ser observado com frequência. Localizado entre os sulcos da banda de rodagem, o mesmo deve apresentar uma profundidade mínima de 1,6 mm. Após esse limite, motorista e passageiros estão suscetíveis a acidentes, já que os pneus estão com a capacidade de aderência ao solo reduzida. 
 
Truque da moeda 
Uma forma de identificar a profundidade dos sulcos facilmente é utilizando uma moeda de 1 real. Primeiramente, posicione-a no rasto. Em seguida, veja se o círculo dourado permanece totalmente coberto pela borracha do pneu. Em caso positivo, a peça ainda está em perfeito estado de conservação.  
Contudo, se for possível ver um pouco da parte dourada, e a moeda estiver justa nesse espaço, está na hora de trocar o pneu. Inclusive, se você não conseguir colocar a moeda ali, é sinal de que o jogo de pneus se encontra bastante danificado. 
 
Válvulas para pneus sem câmara 
Ao mesmo tempo, é indicado substituir as válvulas para pneus sem câmara sempre que for trocar os pneus. Inclusive, a verificação desses componentes deve ser feita pelas laterais da parte de rolamento da roda, e não pelo centro. Afinal, essas regiões sofrem desgaste mais rápido e são responsáveis pela aderência. 
Observe também se as válvulas possuem corrosão em suas estruturas. 
 
Outros sinais que indicam a hora de trocar o pneu 
Os pneus também devem ser substituídos quando: 
  
▪ As rodas apresentam defeito; 
▪ A borracha está com dobras ou outras deformações nas laterais; 
▪ O pneu fura (jamais trafegue com pneus reformados). 
 
Por fim, vale mencionar que realizar a calibragem e o balanceamento com frequência contribui para a economia de combustível e durabilidade de demais peças e sistemas do veículo. Por isso, circular com pneus desgastados proporciona prejuízos financeiros maiores do que o necessário. 
As revisões e as manutenções preventivas evitam a troca prematura dos pneus, o que também contribui para uma economia maior e trajetos seguros. 
 
Agora que você já sabe quando trocar o pneu, confie apenas em profissionais altamente capacitados para cuidar do seu veículo.  
 
Na oficina da Orca, você encontra serviço de qualidade e pode agendar seu balanceamento e alinhamento sem sair de casa! 
 
Conheça nossos perfis: Facebook e Instagram.

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000