Telefones

Orca Gama

Quadra 01 Nº 940 Loja 02 - Setor Industrial - Em frente ao Corpo de Bombeiros

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

AGENDAMENTO DE SERVIÇOS

(61) 2106-6145

VENDAS ESPECIAIS

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Orca Taguatinga

QS. 01 - Rua 212 - Lotes 21 St. de Concessionárias

WHATSAPP | GERAL CONCESSIONÁRIA

(61) 2106-6000

Agendamento de serviços

(61) 2106-6145

Peças e acessórios

(61) 2106-6001

Vendas Especiais

(61) 2106-6010

CONSÓRCIO

(61) 3421-7313

Home Blog

Blog Orca

Siglas de trânsito: aprenda o significado de cada uma agora mesmo

Os motoristas entram em contato com várias siglas, mas, muitas vezes, não entendem o significado de cada uma. Confira as principais! 
 
DETRAN 
É a sigla para Departamento Estadual de Trânsito, sendo que cada estado da federação possui o seu próprio órgão. Entre as suas funções estão fiscalizar o trânsito de veículos terrestres, estabelecer normas tanto para a formação quanto para a fiscalização de motoristas, acompanhar multas de trânsito e licenciamento de veículos e registrar placas. 
 
DENATRAN 
O Departamento Nacional de Trânsito é o órgão executivo da União responsável pela fiscalização e cumprimento da legislação de trânsito e das normas determinadas pelo CONTRAN. 
 
CONTRAN 
Já o Conselho Nacional de Trânsito é o órgão máximo que regulamenta as normas do Sistema Nacional de Trânsito. 
 
SNT  
O Sistema Nacional de Trânsito é constituído pelas cidades, pelos estados, pelo Distrito Federal e pela própria União. O intuito desse sistema é articular as ações envoltas ao planejamento de trânsito, à formação de novos motoristas, ao licenciamento de veículos, entre outras funções. 
 
DNIT 
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes possui como funções a manutenção, a ampliação e a construção de viações, bem como a fiscalização e a elaboração de estudos técnicos para solucionar problemas pertinentes às mesmas. 
 
CTB 
Diz respeito ao Código de Trânsito Brasileiro. Nele estão reunidas todas as normas de conduta relacionadas ao trânsito
É função do CTB estabelecer atribuições aos órgãos e às autoridades de trânsito
 
DER 
O Departamento de Estradas de Rodagem é o órgão responsável pela administração das rodovias estaduais. 
 
JARI 
São as Juntas Administrativas de Recursos de Infrações e, por isso, elas são as responsáveis pela avaliação de recursos solicitados pelos motoristas autuados. Ficam localizadas em órgãos de trânsito emissores de multas. 
 
CNH  
Entre as siglas de trânsito, esta é, sem dúvidas, uma das mais conhecidas. A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório a todas as pessoas que dirigem. O veículo conduzido deve ser o mesmo especificado na categoria da CNH. 
 
CRV 
O Certificado de Registro do Veículo, ao contrário da CNH, não precisa ser portado pelo condutor. É usado somente durante a negociação do veículo. 
 
CRLV ou CLA 
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo ou Certificado de Licenciamento Anual é um documento de porte obrigatório, porque, nele estão registradas as características do veículo e informações como o pagamento do IPVA e do seguro DPVAT, além do ano em exercício. 
 
DPVAT 
É o seguro pago por todos os proprietários de veículos para que as vítimas de acidentes de trânsito possam receber indenização. A sigla significa "Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores Terrestres".  
Saiba mais sobre o DPVAT clicando aqui
 
CFC 
O Centro de Formação de Condutores corresponde a todas as autoescolas, as quais receberam a nomenclatura no ano de 1998 junto à missão de informar, formar e educar condutores. 
 
RENAVAM 
No Registro Nacional de Veículos Automotores consta todas as informações do veículo desde o momento de sua fabricação. Portanto, ele se constitui como um histórico. 
 
RENAINF 
O sistema voltado para o registro e notificação de autuação e de penalidade para multas que foram feitas em algum estado diferente do registrado no documento do veículo recebe o nome de Registro Nacional de Infrações de Trânsito. 
 
PID 
É a sigla dada ao documento internacional que autoriza o condutor a dirigir em algum país estrangeiro. Portanto, é a Permissão Internacional para Dirigir. 
 
IPVA 
Cobrado anualmente por cada estado da União, diz respeito ao Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores.  
 
Agora que você aprendeu o significado das principais siglas de trânsito, já está pronto(a) para negociar o seu novo Chevrolet! Clique aqui e confira as ofertas da Orca
 
Acompanhe nossos perfis nas redes sociais:  
FacebookInstagram

Compartilhe essa notícia

Voltar

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!

Envie uma mensagem pra gente

Adicione nosso número

(61) 2106-6000

Adicionamos você também

(61) 2106-6000